CAPACITAÇÃO

Publicado em: 13/03/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Ciclos de oficinas do Acessuas Trabalho iniciam no CRAS Santa Lúcia

Público-alvo abrange pessoas com faixa etária de 14 a 60 anos. (Foto: Assessoria)

Nesta terça-feira (12), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Sebrae, iniciou ciclo de oficinas do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), no CRAS Santa Lúcia. Objetivo foi promover o acesso e a inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao mundo do trabalho.

Ministrada pelo Sebrae, o primeiro encontro abordou temas cruciais para o desenvolvimento profissional. Pela manhã, das 8 às 11h, a ênfase abordada foi a gestão de vendas, enquanto a gestão de finanças foi discutida no período da tarde, das 14 às 17h. O encerramento abordou as etapas do processo seletivo, incluindo comportamento em entrevistas de emprego e elaboração de currículo, com horário de 19h às 22h. Destinado à população assistida pelos CRAS E CREAS, o público-alvo abrange pessoas com faixa etária de 14 a 60 anos.

O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, enfatizou que o ciclo de cursos é uma ação continuada para identificar as demandas apresentadas pelos usuários no decorrer do percurso e garantir o suporte da rede socioassistencial no atendimento a essas demandas, incluídas aquelas relacionadas a outras políticas públicas. “É um processo constante de aprendizado e adaptação para garantir que a assistência social seja eficaz e atenda às diversas demandas da comunidade”.

No primeiro dia do ciclo de oficinas, Ana Paula Santos, coordenadora do Acessuas Trabalho, anunciou a participação de 99 pessoas. Ela destacou o compromisso em formar cidadãos capacitados, éticos e conscientes para enfrentar desafios no mercado de trabalho. “O investimento em oficinas visa capacitar os assistidos com conhecimentos práticos, ferramentas essenciais e autoconhecimento, visando construir um futuro mais promissor para cada participante”.

O ciclo das oficinas do Programa Acessuas Trabalho continuará sua programação nos seguintes CRAS: Bom Jesus em 19 de março, Bacuri em 16 de abril, Cafeteira em 23 de abril, Coquelândia em 14 de maio e Santa Rita em 21 de maio.