Assistência Social

CIDADANIA

Curso de Libras forma crianças e adolescentes do SCFV e reforça políticas de inclusão social

Iniciativa certifica jovens e amplia comunicação acessível para comunidade atendida pelo CRAS Santa Rita

Publicado em: 06/11/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Curso de Libras forma crianças e adolescentes do SCFV e reforça políticas de inclusão social

Ação da Sedes contribui para fortalecimento de vínculos e respeito à diversidade por meio das Libras (Foto: Assessoria)

Nesta terça-feira (05), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Proteção Social Básica, promoveu a conclusão do Minicurso de Libras, certificando 25 crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Polo Independência, assistidos pelo CRAS Santa Rita. O curso, iniciado em 06 de agosto, teve duração de 40 horas e foi ministrado pelos intérpretes de Libras da Sedes, Nairton Silva do Carmo e Sarah Almeida dos Santos.

Para o secretário da Sedes, Dorielton Xavier, a formação em Libras reforça o compromisso da assistência social em Imperatriz com a inclusão. “O minicurso de Libras é uma oportunidade de ampliar o alcance das políticas públicas de inclusão, tornando a comunicação acessível e incentivando nossas crianças e adolescentes a serem agentes de mudança na comunidade. É um investimento na formação de cidadãos que respeitam e valorizam a diversidade”.

Libras, a Língua Brasileira de Sinais, é reconhecida como a principal forma de comunicação das pessoas surdas no Brasil, desempenhando um papel crucial na construção da cultura e identidade da comunidade surda brasileira. Ao promover o ensino dessa língua para crianças e adolescentes, a Sedes avança na garantia de um tratamento mais igualitário e na promoção da inclusão social.

A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Andessandria Elizeu, destacou a importância do aprendizado em Libras para os jovens atendidos. “Para nossas crianças e adolescentes, aprender Libras não é apenas desenvolver uma nova habilidade, mas compreender a importância do respeito às diferenças e da empatia. Esse curso amplia a visão do mundo deles e fortalece os vínculos com a comunidade”.

O minicurso se consolida como mais uma ação da Sedes para fomentar a inclusão e fortalecer o sentimento de pertencimento social entre as famílias atendidas.

Assistência Social