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Descentralização dos serviços ofertados pelo CRAS beneficia zona rural de Imperatriz

Ação contemplou moradores da Vila Conceição I e II

Publicado em: 18/07/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Descentralização dos serviços ofertados pelo CRAS beneficia zona rural de Imperatriz

Ação foi realizada na Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, em parceria com a Suzano e Equatorial (Foto: Maira Soares)

Parceria da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Equatorial e Suzano leva mutirão de serviços à população da Vila Conceição I e II, assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Rita.  Ação comunitária foi realizada nesta terça-feira (18), na Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição e teve o objetivo de descentralizar serviços ofertados, para os bairros da zona rural.

Entre os serviços disponibilizados aos moradores está o CadÚnico, com a consulta e atualização do Número de Inscrição Social (NIS) e emissão da folha resumo, atendimento assistencial com equipe técnica formada por psicóloga e assistentes sociais do CRAS, troca de lâmpadas simples por led, embelezamento e corte de cabelo, atividades socioeducativas com as crianças do Programa Criança Feliz (PCF) e palestra sobre extrativismo com profissionais da Suzano.

A descentralização dos serviços do CRAS para a zona rural, gera um impacto positivo promovendo a inclusão social, como explica o secretário da Sedes, Dorielton Xavier. “Essa abordagem descentralizada permite um melhor atendimento às necessidades específicas de cada região, levando em consideração as peculiaridades e particularidades de cada local. A descentralização dos serviços do CRAS para a zona rural da nossa cidade é uma de nossas prioridades. Queremos garantir que todos os moradores tenham acesso igualitário aos serviços sociais essenciais”.

A coordenadora do CRAS Santa Rita, Maria Cleia Pereira, explica que ação social leva serviços essenciais para a população. “O atendimento que iniciou pela manhã ficará à disposição da população enquanto houver demanda. A descentralização dos serviços da Sedes na zona rural é uma responsabilidade do CRAS. Juntamos empresas do terceiro setor, como a Suzano e Equatorial, junto com o serviço público para trazermos serviços essenciais para a comunidade”.

“Como a população da Vila Conceição I e II, apresenta dificuldades de logística para se locomoverem ao CRAS Santa Rita, resolvemos vir até eles”, relata Maria Cleia Pereira. E para garantir que todos fossem contemplados com a ação, a coordenadora explicou que a logística para trazer as pessoas da Vila Conceição II, para a Vila Conceição I, local da ação, foi realizada pela Suzano, que cedeu um ônibus para o transporte.

Enquanto os pais aguardam atendimento, a orientadora do Programa Criança Feliz, Fátima Teixeira, descreveu o trabalho realizado com as crianças que inicia com a parte artística. “Estimulamos a pintura e depois trabalhamos a coordenação motora, treinamos as crianças, fazemos brincadeiras e atividades que desenvolvem tanto sentidos psicológicos como o físico. Fazemos uma análise das pinturas das crianças e conseguimos perceber algumas percepções como o desenvolvimento da coordenação motora, socialização, tipos de conversa. Detectando as necessidades da criança, conversamos com os pais, os orientamos e até mesmo os encaminhamos aos serviços que o próprio CRAS oferece”.

A diarista, Maria Janaína Silva de Farias, ficou sabendo mediante redes sociais da ação e não perdeu a oportunidade de resolver, no próprio bairro, a atualização cadastral para receber o Bolsa Família. “Até o momento fiz a atualização do meu cadastro, inclusive a minha irmã também fez o Bolsa Família dela, que havia tempo que tentava fazer, mas ainda não havia dado certo. Os serviços do Cras vindo até a gente, nos auxilia bastante, pois evita irmos à rua resolver essas questões”.

Já o senhor José dos Santos Pereira, lavrador, informou que assim que ficou sabendo da ação no posto de saúde do bairro, resolveu procurar pelos serviços de troca de lâmpadas ofertados pela Equatorial. “Passei pelo Cadastro do CadÚnico e depois vim aqui, para trocar quatro lâmpadas que ajudará a economizar energia e não precisei gastar para trocá-las”, informou.

A coordenadora da Proteção Social Básica, Charlanny Caitano, enfatiza que ação “socioassistencial visa prevenir os riscos sociais, fortalecer a matricialidade sociofamiliar e promover autonomia comunitária e Social das famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)”.

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