Assistência Social

ESPECIAL 2022

Desenvolvimento Social atendeu mais de 100 mil pessoas em 2022

Trabalho da Sedes proporciona o cadastro das famílias em programas como o Auxílio Brasil

Publicado em: 28/12/2022 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Social

Desenvolvimento Social atendeu mais de 100 mil pessoas em 2022

O atendimento com ações sociais no município alcança desde crianças, recém nascidos, jovens, adultos até os idosos. (Foto: Maira Soares)

As ações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em 2022, abrangem inúmeros programas e visam, principalmente, a formulação e coordenação de políticas com objetivo de melhorar a vida da população. Neste sentido, foram atendidas mais de 100 mil pessoas na cidade pelos órgãos que fazem parte da secretaria. 

Sedes é responsável pela execução da Política de Assistência Social em Imperatriz, na articulação das diretrizes da Política Nacional de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social. O seu principal objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, por meio de apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

Importante ressaltar que os trabalhos da Sedes estão divididos entre proteção básica, média e alta complexidade. Na Proteção Básica Social, está inserido o programa Criança Feliz, que atua em 04 CRAS da cidade e atende gestantes, crianças de 0 a 03 anos de idade e as que estão afastadas do convívio familiar, além das que perderam seus familiares. O programa já visitou cerca de mil famílias em Imperatriz, que além de visitas domiciliares, também foram realizados eventos com os beneficiados.

O secretário de Desenvolvimento Social, Dorienton Xavier, ressalta que os trabalhos da pasta vão muito além de números, pois eles proporcionam mudança e melhoria, principalmente, para a vida das pessoas mais carentes. “Quando nós contribuímos para que as pessoas sejam incluídas no Auxílio Brasil, garantimos mais renda para quem precisa. Quando inserimos uma criança no Serviço de Convivência, estamos trabalhando para que os vínculos familiares não sejam rompidos, e quando resgatamos uma criança do trabalho infantil e inserimos na escola através da equipe de abordagem social, resgatamos dignidade e oportunidade de dias melhores”, diz.

Já os trabalhos de Proteção Social Especial de Média Complexidade, que oferta um atendimento especializado para famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade e direitos violados, abrangem o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD).

No Centro POP, por exemplo, são atendidas pessoas em situação de rua, e com vínculos familiares rompidos, e atendeu mais de mil pessoas só esse ano. O Centro POP também serve refeições, realiza atendimentos individuais e coletivos, solicita ID Jovem, que proporciona benefícios com 50% de desconto em eventos culturais, por exemplo; contribui para a expedição de certidão de nascimento, além de medicamentos e outras atividades educativas realizadas internamente.

Outro órgão da Sedes que possui um trabalho importante na cidade, são os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que também fazem parte da rede de proteção básica social, e realizou nesse ano mais de 123.455 atendimentos. Os serviços realizados pelos CRAS são: CadÚnico, encaminhamento para benefícios, como o BPC; condução de famílias para o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), auxílio-funeral e visitas domiciliares. Os CRAS ficam localizados nos bairros Santa Rita, Bom Jesus, Santa Lúcia, Cafeteira, Bacuri e no povoado Coquelândia.

Nos CRAS é executado o Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O município conta com 14 polos de SCFV, 7 na zona urbana e 7 na zona rural, e visa o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Nesses serviços também está incluído o Programa Criança Feliz, inserido em 4 CRAS da cidade, que atende gestantes, crianças de 0 a 3 anos, inseridas no Cadastro Único, e crianças de até seis anos, do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, a PSE de Alta Complexidade inclui o Serviço de Acolhimento Institucional. O município de Imperatriz possui 6 instituições de Acolhimento Institucional, nas seguintes modalidades: Casa da Criança, com acolhimento de Crianças de 0 a 10 anos; Casa Doce Lar, destinada a Acolhimento de Adolescentes de 11 a 18 anos incompletos; Casa Conviver, destinado a Acolhimento de Adolescentes de 11 a 18 anos incompletos; Abrigo Superação, destinado a Acolhimento de adultos e Famílias em Situação de Rua; Abrigo Reviver, destinado a Acolhimento de Imigrantes em Situação de Rua e Abrigo Ruth Noleto, destinado a mulheres vítima de violência.

Assistência Social