QUALIFICAÇÃO

Famílias assistidas pelo CRAS Bom Jesus recebem capacitação do Programa Acessuas Trabalho

Curso proporciona autonomia financeira e desenvolvimento das pessoas assistidas

Publicado em: 20/03/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Ao todo 120 pessoas participaram dos ciclos de oficinas com certificação pelo Sebrae. (Foto: Assessoria)

Nesta terça-feira (19) a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou capacitação para os servidores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Bom Jesus, sobre os ciclos de oficinas do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), que busca a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

Com carga horária de quatro horas, os cursos foram na área de aprimoramento profissional, finanças e vendas. Ao término, os participantes receberam certificados emitidos pelo Sebrae. Os cursos oferecidos visam capacitar os participantes em áreas específicas, os preparando tanto para o mercado de trabalho quanto para empreendedorismo.

O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, destacou o empenho da Prefeitura para autonomia financeira das famílias assistidas pelos CRAS. “É fundamental reconhecer que nosso papel vai além de oferecer assistência social, estamos empenhados em proporcionar oportunidades reais de crescimento e desenvolvimento para aqueles que mais precisam, reforçando nosso compromisso contínuo com o bem-estar e a autonomia das famílias que atendemos”.

A coordenadora do programa Acessuas Trabalho no município, Ana Paula Santos, relatou que a capacitação de usuários em áreas específicas, além de gerar oportunidades de emprego, os capacita para empreender, construir seus próprios negócios e alcançar independência financeira. Ela acrescentou ser um passo crucial em direção à autonomia das famílias e à sua integração plena no mundo do trabalho.

Iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae), e faz parte de um conjunto de ações que visam unir diferentes políticas públicas e mobilizar esforços para ajudar pessoas que estão em situações difíceis, como vulnerabilidade social ou risco, a encontrarem oportunidades de trabalho e emprego. O que inclui fornecer apoio, encaminhamento e acompanhamento para que essas pessoas possam acessar essas oportunidades e melhorar sua situação econômica e social.