BENEFÍCIO

Famílias indígenas foram contempladas em ação social do Município

Programação trabalhou a conscientização dos direitos da comunidade que mora no Parque Amazonas

Publicado em: 26/05/2022 por Rafael Pestana

Secretaria de Desenvolvimento Social

Famílias indígenas foram contempladas em ação social do Município

Além de rodas de conversa para orientações gerais relativas ao CRAS, um dos pontos altos do dia foi o momento de recreação, com atividades lúdicas. (Foto: Maira Soares)

Na manhã desta quinta-feira (26), a Prefeitura de Imperatriz realizou um mutirão de ação social com as 19 famílias indígenas que moram no Parque Amazonas. A iniciativa, executada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cafeteira, do Núcleo de Estudo de Política Infanto-Juvenil de Imperatriz (NEPIJUVI) e do Selo UNICEF, contemplou um total de 75 assistidos.

A secretária de Desenvolvimento Social, Divina Leide, destacou que essa “é uma comunidade que já faz parte daquela abrangência, que é uma responsabilidade do CRAS Cafeteira, e sempre que a gente pode, estamos atendendo aquela comunidade, levando até eles os nossos serviços, porque muitas vezes eles não podem ir até o CRAS, à uma Unidade Básica de Saúde. Então a gente está levando até eles essas ações, para que seja mais cômodo para eles, e para que possamos estar encaminhando eles para outros serviços que se verifiquem necessário nesse momento”.

A iniciativa contou ainda com a parceria das secretarias municipais de Saúde (Semus); de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Semmarh); e de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), por meio da Superintendência de Limpeza Pública (SLP). Além dos órgãos ligados ao Município, a ação comunitária também teve participação de entidades privadas.

Como os profissionais da área de estética da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma), que ofertaram aos assistidos pelo CRAS Cafeteira serviços relacionados ao cuidado pessoal e estética, como corte de cabelo masculino, limpeza de pele e design de sobrancelhas.

Além de rodas de conversa para orientações gerais relativas ao CRAS, um dos pontos altos do dia foi os momentos de recreação, com atividades lúdicas, realizadas pelo Palhaço Luque. As crianças da comunidade também receberam cuidados com a saúde dos dentes, com aplicação de flúor e a entrega de kits de higiene bucal.