AÇÕES

Imperatriz Avança no Selo UNICEF com II Fórum Comunitário

Evento promoveu a participação social e a avaliação de políticas públicas para a infância e adolescência

Publicado em: 21/06/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Imperatriz Avança no Selo UNICEF com II Fórum Comunitário

Participação social e cultural marcam evento focado na melhoria das políticas públicas para crianças e adolescentes. (Foto: Kalyne Cunha)

Como uma das metas a ser alcançada para a certificação do Selo UNICEF, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), juntamente com o Selo UNICEF, realizou na manhã desta sexta-feira (21), a edição 2021-2024 do II Fórum Comunitário: Avaliando todo nosso percurso. O evento aconteceu no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e teve como objetivo fortalecer da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas para a infância e adolescência no município.

O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, falou da importância do Selo Unicef, por meio de sua experiência de vida quando criança e adolescente. “A corrida pelo Selo Unicef destaca nossos esforços em melhorar os Indicadores sociais de Imperatriz. As ações realizadas têm transformado a vida das nossas crianças e adolescentes, garantindo um futuro mais promissor para todos. Eu mesmo fui beneficiado pela assistência social de Imperatriz antes de me tornar secretário da Sedes, e sei em primeira mão a diferença que essas iniciativas podem fazer na vida de uma pessoa," relatou o secretário de Desenvolvimento Social.

O evento contou com apresentações culturais, incluindo uma paródia apresentada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Vila Vitória, que destacou a importância do Selo UNICEF. A escola da rede municipal da zona rural de Petrolina também teve um momento de apresentação. O Centro Cultural Tatajuba apresentou os instrumentos musicais da capoeira, e o grupo realizou uma apresentação de dança de capoeira.

Durante o fórum oito grupos de trabalhos  debateram os resultados alcançados em cada Resultado Sistêmico e ao término receberam um certificado de reconhecimento.

·  GRUPO 1 - Resultado Sistêmico 1: Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância. Indicador: Percentual de crianças de 1 ano de idade vacinadas com a tríplice viral (D2) e tetra viral. (PNI/MS)

·  GRUPO 2 - Resultado Sistêmico 2: Educação de qualidade para todos. Indicador: Taxa de abandono escolar no Ensino Fundamental.

·  GRUPO 3 - Resultado Sistêmico 3: Hábitos de higiene e acesso à água e saneamento assegurados para crianças e adolescentes nas escolas. Indicador: Percentual de escolas da rede municipal com acesso adequado à água e saneamento. (Censo Escolar/INEP/MEC).

·  GRUPO 4 - Resultado Sistêmico 4: Oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens. Indicador: Percentual de adolescentes entre 15 e 17 anos que estão matriculados no Ensino Médio. (Censo Escolar/INEP/MEC com IBGE).

·  GRUPO 5 - Resultado Sistêmico 5: Desenvolvimento integral, saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida. Indicador: Percentual de nascidos vivos de gestantes com idade entre 10 e 19 anos.

·  GRUPO 6 - Resultado Sistêmico 6: Prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes. Indicador: Percentual de registros de casos de violações de direitos contra crianças e adolescentes completos no portal SIPIA.

·  GRUPO 7 - Resultado Sistêmico 7: Proteção social e atenção integral para famílias vulneráveis via serviços intersetoriais. Indicador: Percentual de famílias cadastradas no Cadastro Único em acompanhamento pelo PAIF no município. (Quantidade de famílias acompanhadas pelo PAIF por total de famílias no Cadastro Único).

·  GRUPO 8 - Eixo de participação cidadã e gestão por resultados: O eixo participação cidadã e gestão por resultados prevê que o município realize:

• As atividades relacionadas aos Conselhos Municipais dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA), como os Fóruns Comunitários e as reuniões de acompanhamento;
  • O funcionamento regular do Conselho Tutelar;
  • A participação de adolescentes por meio dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCA), um Plano de Participação Cidadã de Adolescentes e o desenvolvimento de ações nos temas de mudanças climáticas, prevenção da gravidez na adolescência, enfrentamento ao racismo e às violências, e o empoderamento de meninas e igualdade de gênero.

A articuladora do Selo UNICEF, Mikaelly Santos esteve presente contribuindo para as discussões e planejamento das próximas ações. Ela explicou que, "o II Fórum Comunitário é crucial para fortalecer a participação social e garantir a implementação de políticas públicas efetivas, impactando positivamente a vida das crianças e adolescentes de Imperatriz e reforçando o compromisso da prefeitura com o desenvolvimento integral da juventude."

Participaram do evento representantes das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (Semus), Educação (Semed), Ministério Público, Defensoria Pública, regionais das secretarias de estado, profissionais de saúde, educação, assistência social, saneamento básico, conselheiros tutelares, lideranças comunitárias, artísticas, empresariais e associações.