Assistência Social

CAPACITAÇÃO

Imperatriz participa da abertura da Campanha Estadual Mês da Primeira Infância

​​​​Neste ano a campanha irá tratar das particularidades no estado, considerando as diferenças regionais e culturais presentes no território maranhense

Publicado em: 07/08/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Imperatriz participa da abertura da Campanha Estadual Mês da Primeira Infância

Evento foi realizado dia 4, no Palácio Henrique de La Roque, em São Luís. (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) participou da abertura da Campanha Estadual Mês da Primeira Infância, lançada na sexta-feira (04), no Palácio Henrique de La Roque, São Luís. Como parte da campanha, foi realizado o Encontro Estadual Primeira Infância no Suas e as Múltiplas Infâncias no Estado do Maranhão. Objetivo é destacar a importância dos investimentos na primeira infância para o fortalecimento do desenvolvimento humano, por meio da oferta de atendimento integral e multiprofissional à criança e a sua família.

É importante ressaltar que agosto foi instituído pela Lei n. 14.617/2023, como o mês da primeira infância e visa, fortalecer o debate sobre a importância do investimento das políticas sociais para a primeira infância, período que compreende entre 0 a 6 anos.

O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, falou sobre a importância da campanha que visa “fortalecer o debate em torno da primeira infância. Reforçando que esse é um período de grande aprendizado e salto no desenvolvimento da criança, por ser um período em que cria uma base de aprendizado, que não fica só na infância, mas leva para a vida toda, tanto experiências positivas, quanto negativas”.

A Campanha Mês da Primeira Infância, realizada por meio do programa Criança Feliz, tem como foco auxiliar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam. O programa se desenvolve por meio de visitas, domiciliares, ofertadas pelo município, que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

Programação:

Será Ministrada pela coordenadora estadual do Programa Criança Feliz, oficinas para aplicação de método, para visitas domiciliar e como público-alvo, contará com a participação da Sedes e das secretarias de Educação, Saúde e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Data: 8 de agosto

Local: UFMA - Centro

Horário: 8 às 17h

Oficinas: Durante o mês serão trabalhadas temáticas que envolvem dança, pintura, alongamento e brincadeiras.

Assistência Social