ASSISTÊNCIA

Parceria entre Prefeitura e Equatorial promove troca de geladeiras

Programa E+ Geladeira Nova beneficia famílias com substituição de aparelhos antigos por modelos econômicos

Publicado em: 28/06/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Parceria entre Prefeitura e Equatorial promove troca de geladeiras

Ação foi realizada no CRAS Santa Lúcia com a troca de 20 geladeiras. (Foto: Kalyne Cunha)

Nesta sexta-feira (28), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Programa E+ Geladeira Nova da Equatorial, substituíram 20 geladeiras velhas por novas e mais econômicas. A ação social, realizada nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Lúcia, beneficiou famílias atendidas pelos CRAS Santa Lúcia, Bom Jesus e Santa Rita.

A ação teve como objetivo principal promover a eficiência energética e reduzir o consumo de energia elétrica das famílias em situação de vulnerabilidade social, proporcionando a esse público eletrodomésticos mais econômicos e ambientalmente sustentáveis.

O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, ressaltou a importância da ação que tem beneficiado diversas famílias. “Ao substituir geladeiras antigas e ineficientes por novas unidades de baixo consumo, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e o Programa E+ Geladeira Nova da Equatorial visam melhorar a qualidade de vida dos beneficiados, ao mesmo tempo, em que contribuem para a conservação dos recursos naturais e a diminuição das despesas domésticas com energia elétrica”.

A dona de casa Tânia Maria, viúva e aposentada, compartilhou sua expectativa em receber a nova geladeira. Inicialmente, ela ficou como uma das pessoas excedentes para a troca do eletrodoméstico, mas foi surpreendida com a boa notícia.

“Quando houve as inscrições das geladeiras, fiquei como excedente. Fiquei aguardando me ligarem e hoje, graças a Deus, vou receber minha geladeira nova,” disse Tânia. Ela ressaltou a importância de manter seus dados do CadÚnico atualizados para participar dos programas socioassistenciais e benefícios do governo e demonstrou satisfação pelo momento tão aguardado. “Me sinto muito feliz e espero que outras famílias, da próxima vez, possam ser contempladas como fui,” concluiu.

Jeanderson Campos, supervisor de campo da Equatorial, destacou a iniciativa da empresa em trazer 20 geladeiras para Imperatriz, permitindo que a população efetuasse a troca dos aparelhos. “A Equatorial trouxe 20 geladeiras para Imperatriz para a população efetuar a troca. Lembrando que em fevereiro, trouxemos 50 geladeiras contempladas,” afirmou. Ele explicou que, entre o público atendido em situação de vulnerabilidade social, muitas famílias tiveram suas casas alagadas por conta das enchentes e perderam suas geladeiras. A Equatorial realizou uma triagem e selecionou algumas dessas famílias para serem contempladas.

Para receber as geladeiras novas, as pessoas precisam levar suas geladeiras velhas até o local da ação. Cada contemplado foi responsável por transportar sua nova geladeira para casa.

Saiba como é realizada a triagem das famílias

A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio dos CRAS, seleciona utilizando o Cadastro Único (CadÚnico) e o Número de Identificação Social (NIS) para identificar quem precisa de uma geladeira nova. O CadÚnico contém informações socioeconômicas das famílias de baixa renda, permitindo uma triagem precisa para garantir que os recursos sejam direcionados às famílias mais necessitadas de assistência.

Isso inclui avaliar critérios como renda familiar, número de dependentes, condições de moradia e outros fatores que indicam a necessidade de apoio. Com base nessas informações, a Prefeitura pode priorizar aquelas que mais necessitam do benefício, garantindo que os recursos sejam destinados de maneira justa e eficiente.