ACOLHIMENTO

População em situação de rua atendida com serviços da Prefeitura e órgãos da justiça

Equipes de assistentes sociais abordaram as pessoas e levaram para participarem do mutirão de serviços dedicados a elas

Publicado em: 13/12/2022 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Social

Equipes da Sedes participaram ativamente da ação, contribuindo com a garantia de direitos para as pessoas. (Foto: Maira Soares)

Um mutirão para atender a população em situação de rua, foi realizado na segunda-feira (12), em parceria com diversas instituições de Imperatriz. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), esteve presente e também levou serviços de média e alta complexidade para a ação Pop Rua Jud.

O projeto faz parte da Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de rua e suas interseccionalidades. Para garantir a participação e receber os serviços, equipes de assistentes sociais abordaram as pessoas nas ruas, nas primeiras horas do dia, e direcionaram elas para a Universidade Ceuma, no bairro Maranhão Novo, onde o evento aconteceu.

Entre os serviços ofertados, houve a emissão de documentos, doação de roupas e verificação de cadastro para concessão de benefícios sociais. Ação contou com Tribunal de Justiça do Maranhão, Justiça Federal, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretariais Municipais de Desenvolvimento Social, Saúde, Governo e Fundação Cultural, além da Universidade Ceuma.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, “para a Sedes é fundamental esse tipo de parceria, e a Prefeitura de Imperatriz está sempre a disposição para somar, principalmente com os serviços voltados para a população em situação rua”.

Secretário de Governo, Eduardo Soares, fala sobre a participação do município de Imperatriz na ação. “Equipes da Prefeitura atenderam a população em situação de rua. Muitos são atendidos pelo Centro Pop, que também está aqui no evento e de braços dados com todas as instituições que estão realizando esse evento”.

A coordenadora de alta complexidade da Sedes, Kelly Carvalho, também comenta sobre a contribuição da secretaria. “Nós estamos aqui com os abrigos e atendimentos do Cadastro Único. E também estamos com todos os cuidados necessários, como máscara e álcool gel. Estamos atendendo os imigrantes, os venezuelanos, que vieram de Açailândia e estão aqui na ação para tirar documentos e fazer atendimento odontológico”, diz.