CONSCIENTIZAÇÃO

Prefeitura promove bloquinho contra violação de direitos de crianças e adolescentes

Evento organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social conscientiza a população sobre trabalho infantil e exploração sexual durante o Carnaval

Publicado em: 09/02/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Iniciativa visa fortalecer a rede de proteção e garantir que a comunidade esteja ciente dos recursos disponíveis para denunciar e combater qualquer forma de violação dos direitos infantojuvenis (Foto: Edmara Silva)

A 2ª edição do bloquinho “Mamãe eu quero brincar: trabalho infantil e violência sexual nessa folia não tem vez” foi realizada nesta sexta-feira (09) pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), como forma de conscientizar a população sobre a violação de direito que assombram crianças e adolescentes. A campanha é promovida pelo Selo UNICEF, Ação Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), Prefeito Amigo da Criança, além da comissão intersetorial, conselheiros tutelares, abordagem social e equipe da Atenção Básica.

Com concentração na Sedes, momento contou com a participação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Vila Vitória, Abrigo Reviver e Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) que proporcionaram um dia de lazer com trenzinho, brindes, milkshakes, lanches para crianças e adolescentes assistidos.

O secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, destacou que as ações realizadas durante a programação de Carnaval, fazem parte de um conjunto de medidas que o município vem adotando para garantir o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, promovendo um ambiente propício para o crescimento de futuras gerações.

Durante o percurso, a articuladora do Selo Unicef, Mikaelly Santos, enfatizou que o bloquinho realizou um trabalho de conscientização da população sobre a importância da vacinação de crianças e jovens, o desaparecimento de crianças e adolescente, além de abordar sobre as questões críticas como exploração sexual e trabalho infantil. Também destacaram a ilegalidade da venda de bebidas alcoólicas para esse público e a importância da vacinação.

Durante o evento, o bloquinho não apenas proporcionou momentos de diversão e conscientização, mas também desempenhou um papel fundamental ao distribuir material gráfico contendo informações vitais. Este material inclui a divulgação de canais e números específicos para denúncia de qualquer violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Os participantes foram incentivados a utilizar recursos como o disque 100, Conselho Tutelar, Polícia Civil e delegacias especializadas, além da colaboração com as forças de segurança, como Polícia Militar e Rodoviária Federal. Para casos de crimes na internet relacionados a esse tema sensível, foi destacado o site new.safernet.org.br/denuncie como uma ferramenta eficaz.

Iniciativa visa fortalecer a rede de proteção e garantir que a comunidade esteja ciente dos recursos disponíveis para denunciar e combater qualquer forma de violação dos direitos infantojuvenis.