DIGNIDADE

Prefeitura realiza abertura da VII Semana Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa

Evento realizado pela Casa do Idoso Feliz e parceiros destaca a importância da proteção e valorização dos idosos

Publicado em: 10/06/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Ação foi realizada nesta segunda-feira (10), na UFMA, Centro. (Foto: Kalyne Cunha)

Com objetivo de fortalecer a política de proteção à pessoa idosa, conscientizando e mobilizando a sociedade em geral, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou nesta segunda-feira (10), no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a abertura da VII Semana Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, instituída pela Lei nº 1.719/2018 sancionada pelo governo Assis Ramos.

Evento conta com a parceria da Rede de Proteção ao Idoso, Conselho Municipal da Pessoa Idosa e de secretarias municipais como a da Saúde (Semus), Educação (Semed), Mulher (SMPM) e Meio Ambiente (SEMMARH), além de órgãos da sociedade civil. Cerimônia iniciou com devocional, seguido por um momento de reflexão conduzido pela presidente do Conselho do Idoso, Conceição Formiga, e a apresentação da orquestra de violão da Casa do Idoso Feliz, Marcilio de Araújo. A palestra foi ministrada pelo secretário de Governo e Projetos Estratégicos (SEGOV), Eduardo Soares, que destacou a importância da realização da semana para a pessoa idosa e a população em geral.

Apesar dos números recentes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) mostrarem um aumento nos casos de violência contra os idosos, o secretário da Sedes, Dorielton Xavier, enfatizou que a Semana Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa tem sido fundamental para amplificar a conscientização e mobilizar a comunidade, permitindo que mais casos sejam denunciados e enfrentados de forma eficaz, fortalecendo a rede de proteção e suporte aos idosos.

A coordenadora da Casa do Idoso Feliz, Alessandra Nobre, ressaltou que a realização da VII Semana Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa “é crucial para conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger e valorizar nossos idosos, lhes garantindo respeito e dignidade”.

O coordenador da Atenção Primária à Saúde, Railton Lima, ressaltou que o município contempla 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 70 equipes de Saúde da Família, que são constantemente capacitadas para ressaltar os direitos da pessoa idosa. “Sabemos que a violência contra a pessoa idosa acontece nos lares, nas ruas, com desconhecidos e conhecidos que convivem com esses idosos, então nós da saúde devemos explanar essas questões para a população, para o idoso e mostrar que eles são importantes tão quanto outros cidadãos”.

Railton ressaltou ainda que a Semana Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa é uma forma de mostrar que esse público não está sozinho. “Os idosos têm sua importância na sociedade, pois se não fosse por eles, não estaríamos hoje aqui. Então, você que tem um idoso em casa, cuide, valorize e tire um tempo pra ficar com ele, pois ele é uma pessoa que, quando você era jovem, tirou um tempo pra cuidar de você. Devemos retribuir esse cuidado”.