SOLENIDADE

Prefeitura realiza XX Semana Municipal do Idoso

Evento tem como tema "Pessoa Idosa: Memória Vida de Uma Sociedade"

Publicado em: 21/09/2022 por Rafael Pestana

Secretaria de Desenvolvimento Social

Prefeitura realiza XX Semana Municipal do Idoso

A semana vai até o dia 1 de outubro, quando é comemorado o dia Nacional da Pessoa Idosa. (Foto: Patrícia Araújo)

Nesta quarta-feira (21), a Prefeitura de Imperatriz realizou a solenidade de abertura da XX Semana Municipal do Idoso. A ação que foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e do Conselho Municipal do Idoso e da Rede de Proteção à Pessoa Idosa, começou com um momento devocional, além da apresentação do coral e da turma de teatro da Casa do Idoso.

A solenidade contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Divina Leide; da coordenadora da Casa do Idoso Feliz, Alessandra Nobre; da representante do Conselho Municipal do Idoso, Conceição Formiga; do representante da Câmara de Imperatriz, vereador Rogério Avelino; representante do Procon, Alessandro Lima; Além de representantes da Secretaria de Saúde, da delegacia do Idoso, da Defensoria Pública e da Promotoria de Justiça.

“Essa semana nasceu através do Estatuto do Idoso, que apesar de ser de 2003, já vinha sendo construído desde 2002, e o objetivo dessa semana é fazer a gente refletir, pensar sobre a pessoa idosa. Pensar com mais carinho sobre essas pessoas, e conscientizar a população sobre a importância dos idosos. Destacar a fonte de experiência que eles têm para a construção de uma sociedade mais humanitária”, relata Divina Leide, secretária de Desenvolvimento Social.

Conceição Formiga, representante do Conselho Municipal do Idoso, comenta sobre a primeira edição do evento. “Toda atividade que a gente começa, sempre começa meio tímida, a primeira Semana foi assim, mas nem por isso deixou de ser importante, porque se não fosse por ela, na sua timidez, ainda que com poucos membros, não estaríamos aqui hoje. E isso é graças a todos nós que estamos aqui presentes. É claro que tem uns que participam mais, que são mais ativos, uns que cuidam mais, mas cada um tem uma semeadura, planta alguma coisa”.

Divina Leide destaca ainda que recentemente o município recebeu a visita de representantes da Defensoria Pública da União (DPU) e do Ministério da Cidadania. “Após conhecerem o Lar São Francisco e o Abrigo Renascer, finalizamos a visita aqui, com uma reunião na Casa do Idoso, e a nossa rede de proteção à pessoa idosa foi bastante elogiada. De acordo com eles, Imperatriz já avançou muito e está muito bem estruturada. Mas isso não quer dizer que nós vamos parar por aqui, é só o início, para a gente avançar cada vez mais e alcançar mais garantia de direitos à pessoa idosa”, comenta.

“A XX Semana Municipal do Idoso vai até o dia 01, que é o dia Nacional da Pessoa Idosa. Então nós temos uma semana com uma programação bem vasta, que envolve os CRAS e o CREAS, com palestras e muitas ações, para fortalecer cada vez mais a rede de proteção ao idoso, para que haja a garantia de direitos e também pela ampliação desses direitos”, conclui Divina Leide.