Assistência Social

RECREAÇÃO

Programação garante diversão para crianças e adolescentes nas férias

São diversas atividades realizadas com foco nos assistidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)

Publicado em: 12/07/2022 por Ariel Rocha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Programação garante diversão para crianças e adolescentes nas férias

Essas ações reforçam sobre a importância de se ter momentos recreativos e também busca combater a prática do Trabalho Infantil. (Foto: Divulgação)

Durante o mês de julho, período das férias escolares, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), promove ações voltadas a crianças e adolescentes nas zonas urbana e rural do município. Como parte da programação para celebrar os 170 anos de Imperatriz, tem exibição de filmes em espaços públicos e também colônia de férias com atividades recreativas. 

O projeto Cinema na Praça teve sua segunda edição nesta última segunda-feira, 11 de julho, no povoado Coquelândia e contou com a participação de cerca de 100 pessoas. Não apenas crianças e adolescentes marcaram presença na praça central, mas também jovens, pais, mães, demais responsáveis e até mesmo aqueles que apenas queriam apreciar a exibição. O filme escolhido foi o nacional “O Fim do Recreio” de 2012.

Antes do início do curta-metragem, o Palhaço Luki realizou um momento recreativo com os presentes, principalmente as crianças, para reforçar o ato da recreação. O artista potencializou a importância da diversão, a relevância do brincar e conscientizou sobre o combate ao trabalho infantil. A ação é uma articulação da Sedes, com o setor de Educação da Zona Rural, CRAS Coquelância, núcleo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e os Mobilizadores do Núcleo de Adolescentes e Jovens. 

Sobre o evento, a articuladora do Selo UNICEF, do Programa Prefeito Amigo da Criança e coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), Mikaelly Santos, explica que o filme trata do direito ao lazer. “De forma lúdica, o filme conta a história de como o pequeno Felipe, após descobrir que um senador quer aprovar uma lei que acaba com o recreio nas escolas, encontra uma câmera do colégio e registra imagens que mostram a importância das brincadeiras na infância”, diz. 

Outra alternativa que também diverte as crianças das escolas municipais é a Colonia de Férias, no CRAS Santa Lúcia, realizada entre os dias 11 e 13 de julho. São várias atividades artísticas, culturais e esportivas com as crianças, para o fortalecimento dos vínculos sociais e também para melhorar o bem-estar dos pequenos. No local, com os monitores e demais profissionais que os assistem, eles brincam de pau na lata, queimada, futebol, conversam, fazem atividades artesanais e entre outras ações.

A secretária de Desenvolvimento Social, Divina Leide, fala sobre a importância do cronograma de atividades promovidas pela Sedes ao longo desta semana. "A ação da Colônia de Férias, o Cinema na Praça e a Ciranda Infantil, estão acontecendo em alusão ao aniversário de 170 anos de Imperatriz, por meio da Sedes, pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Planejamos fazer um resgate das brincadeiras que às vezes ficam esquecidas com as tecnologias, desta forma despertar nas crianças e adolescentes a competição, motivação e criatividade", afirmou, lembrando que a ação Ciranda Infantil, acontece nesta quarta-feira,13, às 17h, no estádio Frei Epifânio. 

Assistência Social