PREVENÇÃO

Projeto CREAS na Comunidade inicia atividades com palestra na Escola Municipal Santa Tereza D'Ávila

Iniciativa busca proteger direitos de pessoas idosas, com deficiência, crianças e adolescentes

Publicado em: 02/02/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Educadora social conduz palestra sobre os malefícios do uso excessivo de telas (Foto: Assessoria)

Nesta quinta-feira (01), o Projeto CREAS na Comunidade, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Centro de referência Especializado de Assistência Social (CREAS), deu início às suas atividades com uma palestra reflexiva destinada aos pais de alunos. Reunião abordou o tema “Os malefícios do uso excessivo de telas relacionado a aprendizagem e a vida socioemocional das crianças e adolescentes”, realizada na Escola Municipal Santa Tereza D'Ávila.

O objetivo principal do projeto é realizar ações preventivas e de orientação em diversas comunidades, incluindo escolas, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), associações de bairros, localidades rurais, entre outros. A intenção é enfrentar situações de risco pessoal e social decorrentes da violação de direitos, utilizando palestras, rodas de conversas e orientações sobre a proteção de pessoas idosas, com deficiência, crianças e adolescentes.

O secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, expressou sua expectativa em relação ao projeto. “O projeto será desenvolvido ao longo do ano com objetivo de atuar na prevenção de diversos temas, promovendo a conscientização para garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes, pessoa idosa e com deficiência”.

Palestra foi conduzida pela educadora social Ana Carla Soares, que proporcionou momento de interação com as famílias e alertando sobre os perigos do uso inadequado no presente e futuro das crianças e adolescentes. Em relação ao tema abordado, foi ressaltado que crianças ou adolescentes que necessitem fazer denúncias, podem procurar o Conselho Tutelar, área 1, pelo telefone (99) 98546-1231, e área 2, pelo telefone (99) 99162-3160; CREAS  (99) 98128 7251.

A coordenadora do Centro de referência Especializado de Assistência Social destacou que o projeto visa, por meio da informação, orientar famílias e indivíduos sobre seus direitos, bem como os mecanismos para defesa e responsabilização daqueles que os violarem. Iniciativa contribuirá para o acesso das famílias aos órgãos de defesa de direitos e responsabilização.