Assistência Social

RECONHECIMENTO

Projeto das Medidas Socioeducativas da Sedes recebe prêmio nacional

Imperatriz se destacou alcançando a segunda colocação entre projetos de várias regiões do Brasil

Publicado em: 22/12/2021 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Projeto das Medidas Socioeducativas da Sedes recebe prêmio nacional

O Grupo Protagonismo Jovem sempre participa ativamente das ações da gestão de Medidas, por se tratar de empresa de Educação Profissional e RH, que leva palestras que incentivam os jovens a buscar seu espaço no mercado de trabalho. (Foto: Maira Soares)

Responsável pelo acompanhamento do adolescente em conflito com a lei e sua família, por período de até dois anos, a gestão dos serviços de Medidas Socioeducativas em meio aberto está inserida na Política de Assistência Social, com funcionamento no Centro Especializado de Assistência Social (Creas), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os adolescentes são encaminhados pelo Sistema de Justiça para cumprir medida em liberdade assistida, o que inclui prestar serviços gratuitos à comunidade, não excedente a seis meses.

Imprescindível, o trabalho tem se destacado, chegando a ser reconhecido nacionalmente. A coordenação inscreveu projeto “A Medida Certa é ser Aprendiz” na 1ª edição do Prêmio Top Inovação Uninter. Iniciativa ganhou o 2º lugar entre projetos enviados de várias regiões do país, na categoria Direitos Humanos.

A secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos, explica que “esta conquista enche nosso coração de orgulho. Deixo aqui os parabéns à equipe, por todo esforço empenhado. Para nós, este alcance é grandioso, afinal é a primeira edição do prêmio, e o serviço realizado aqui em Imperatriz já alcançou o segundo lugar. Com isso, podemos perceber que a tendência é o crescimento, com vista sempre no melhor para garantir, de forma humana, o direito do adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas". 

De acordo com a coordenadora das Medidas, Aretuza Lopes, o projeto consiste em “uma das estratégias encontradas pela nossa equipe para oportunizar aos adolescentes e jovens, em situação de vulnerabilidade, a formação profissional, na condição de jovem aprendiz. A segunda etapa é inseri-los no mercado de trabalho”, pontuou.

Aretuza agradeceu ainda ao Poder Judiciário, um importante parceiro das ações realizadas pelas Medidas Socioeducativas. 

Assistência Social