Assistência Social

ARTICULAÇÃO

Protocolo é definido para atender crianças e adolescentes vítimas de violência

Encontro permite que o trabalho realizado por meio do Município e outros órgãos, tenha efeitos práticos na garantia de direitos dos jovens

Publicado em: 25/04/2023 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Social

Protocolo é definido para atender crianças e adolescentes vítimas de violência

Atividade de diálogo da Sedes com outras instituições é realizado constantemente. (Foto: Maira Soares)

Como parte das políticas públicas de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Imperatriz, com o Ministério Público, alinhou fluxograma de atendimento a ser realizado na cidade. Ação também compõe a lista de trabalhos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e do Selo UNICEF.

Segundo a articuladora do Selo Unicef em Imperatriz, Mikaelly Santos, a ação busca prevenir e dar respostas contra a violência de crianças e adolescentes. “Também precisamos de leis no município que estejam alinhadas com ações que envolvem as áreas da saúde, educação, assistência social, Conselhos Tutelares, Sistema de Justiça e Segurança Pública, para contribuir e somar com as coordenações destes trabalhos”, comenta.

O fluxo de atendimento e um protocolo único para estes casos, vai ajudar na qualificação da atenção aos casos de violência contra crianças e adolescentes. Mikaelly reforça que mesmo com tantos esforços, os casos que chegam por meio do canal de denúncia, o Disque 100, são alarmantes. Conforme a coordenadora, de 2020 a 2021, mais de 149 mil ocorrências foram registrados.

Entre os relatos, constam abuso sexual, violência física, psicológica e sexual. “Com a pandemia da Covid-19, este cenário de privações de direitos e de exposição às violências se tornou ainda mais grave para crianças e adolescentes”, diz Mikaelly.

Estes tipos de violência trazem consequências para o desenvolvimento desses jovens. O trabalho de articulação da Sedes envolve diversas secretarias da Prefeitura de Imperatriz, órgãos como o Ministério público, além da realização de campanhas que envolvam a comunidade, a fim de combater este problema.

Assistência Social