ASSISTÊNCIA

Representantes do Governo Federal visitam Imperatriz para conhecer políticas voltadas aos idosos

Técnicos da Defensoria Pública da União e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos estão na cidade

Publicado em: 22/06/2022 por Rafael Pestana

Secretaria de Desenvolvimento Social

Objetivo é acompanhar funcionamento de ações da promoção e defesa da pessoa idosa. (Foto: Suerle Mourão)

Imperatriz recebeu a visita da equipe da Defensoria Pública da União (DPU) e Técnicos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O objetivo da visita foi conhecer as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS), mantidas em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O primeiro ponto visitado foi o Lar São Francisco, e na terça-feira (21), a visita foi ao Lar do Idoso Renascer.

A secretária de Desenvolvimento Social, Divina Leide, explica que, “eles estão na cidade para conhecer como está sendo desenvolvido as políticas públicas voltadas às pessoas idosas. Se realmente a rede de proteção funciona e quais os principais desafios enfrentados pelas nossas equipes. Após as visitas ao lares, na terça-feira, pela parte da tarde, tivemos uma reunião na casa do Idoso Feliz, com a rede de proteção ao idoso”.

Visita feita por agentes especializados. (Foto: Suerle Mourão)

A DPU e o Ministério da Família e dos Direitos Humanos tem um projeto que vem sendo desenvolvido nos lares de idosos, “Espaços para Direitos, Dignidade e Solidariedade”, no qual um grupo de agentes públicos especializados realiza as visitas institucionais para o acompanhamento da promoção e defesa da pessoa idosa, verificando as necessidades e demandas que essas instituições possuem, e como o Governo pode ajudar.

“O objetivo inicial da visita da DPU e do Ministério era verificar como estava sendo aplicado o Auxílio Emergencial da União nas Instituições de Longa Permanência para Idosos, mas os Defensores ficaram encantados com todo o trabalho que a rede de proteção à pessoa idosa vem desenvolvendo em Imperatriz, eles elogiaram o cuidado que a gestão tem em garantir os direitos da pessoa idosa, não somente com as Instituições de Longa Permanência, mas na prevenção através dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, comenta Francilene Rosário Bahia, da coordenação de Média Complexidade da Sedes.

Equipe de Imperatriz recepcionado os visitantes. (Foto: Suerle Mourão)

Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS)

São instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar e em condições de liberdade, dignidade e cidadania.