SERVIÇOS
Residencial Itamar Guará é beneficiado com descentralização dos serviços ofertados pelo CRAS Bacuri
Parceria entre Prefeitura, Instituto Vitória Régia e Equatorial leva serviços sociais essenciais até comunidades afastadas de Imperatriz
Publicado em: 16/08/2023 por Kalyne Cunha
Com objetivo de fortalecer os laços comunitários e fornecer acesso equitativo aos serviços sociais, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em colaboração com o Instituto Vitória Régia e Equatorial, realizaram nesta quarta-feira (16), ação socioassistencial no Residencial Itamar Guará.
A iniciativa, realizada em parceria com a Comunidade assistida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Bacuri, tem como objetivo primordial descentralizar os serviços oferecidos, buscando atender aos moradores de comunidades distantes do Centro da cidade, que enfrentam dificuldades para se deslocarem até o CRAS de referência.
Foram realizadas atividades de artes e brincadeiras para as crianças, atividades de lazer e dança para idosos, aferição de pressão, medição de glicose e encaminhamento para vacinação, corte de cabelo, atualização e cadastramento do CadÚnico, palestra sobre meio ambiente e coleta seletiva, palestra para mulheres, troca de lâmpadas e cadastro de tarifa social de energia.
O secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, explica que ao levar os serviços sociais até as comunidades mais afastadas, a Prefeitura mantém seu comprometimento em promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos. “Muitas vezes, os residentes dessas regiões enfrentam obstáculos para acessar os recursos e programas oferecidos pelo município, devido à distância geográfica e outras barreiras socioeconômicas. Nesse sentido, a ação socioassistencial não apenas facilita o acesso aos serviços necessários, mas também reforça o senso de pertencimento e a confiança na administração local”.
“Iniciativa não apenas ameniza as dificuldades enfrentadas pelas comunidades afastadas, mas também sinaliza um futuro onde a inclusão e a justiça social são valores inegociáveis, independentemente da localização geográfica”, enfatiza a coordenadora do Cras Bacuri, Andessandria Elizeu.
A coordenadora da Proteção Social Básica, Charlanny Caitano, pontua que a ação, “visa garantir a inclusão da família a matricialidade sociofamiliar, ofertando e implementando ações, benefícios e serviços através do CRAS Bacuri por meio dos projetos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com objetivo de prevenir, proteger e promover autonomia das famílias acompanhadas pela Política de Assistência Social”.