Assistência Social

DIÁLOGO

Roda de conversa trabalha fortalecimento dos avós no vínculo familiar

Ação foi realizada no CRAS Bacuri e tem como um dos objetivos reconhecer a importância dos avós, como pilares fundamentais na formação e estabilidade das famílias

Publicado em: 21/07/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Roda de conversa trabalha fortalecimento dos avós no vínculo familiar

Momento para auxiliar a fortalecer laços intergeracionais e a proporcionar um ambiente de apoio emocional. (Foto: Maira Soares)

Nesta sexta-feira (21), o CRAS Bacuri promoveu roda de conversa destinada aos avós assistidos pela porta de entrada da assistência social do bairro, com objetivo de enfatizar a proteção desse público para o vínculo familiar. Ação retratou o comprometimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) em promover a integração e fortalecer os laços afetivos entre os membros das famílias atendidas.

O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, enfatizou que a missão da Secretaria de Desenvolvimento Social, é “garantir que todas as famílias tenham acesso a serviços de qualidade e que promovam o fortalecimento dos vínculos familiares. Vamos continuar apoiando iniciativas como essa e buscando sempre melhorias para oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e humano”.

A coordenadora do CRAS Bacuri, Andessandria Elizeu, ressaltou a importância da participação dos avós nesse tipo de atividade. “A roda de conversa direcionada aos avós foi uma oportunidade para fortalecer os laços intergeracionais e proporcionar um ambiente de apoio emocional, reconhecendo a importância dos avós como pilares fundamentais na formação e estabilidade das famílias”. 

A psicóloga do CRAS, Thuany Martins, relatou que a participação dos avós nesse tipo de atividade é imprescindível para interação ente outros avós e com as crianças. “Na maioria das vezes, os avós são os que trazem as crianças para as atividades e atendimentos realizados na unidade. Momentos como esse ajudam a recuperar a memória familiar, a transmitir valores, costumes e tradições, além de oferecer suporte emocional e prático no cuidado com crianças e adolescente”.  

A coordenadora da Proteção Social Básica, Charlanny Caitano, enfatiza que atividades como essas são fundamentais para desenvolver a matricialidade sociofamiliar. “É crucial apoiar, fortalecer os vínculos familiares e comunitários, para cumprir e orientar quanto as funções parentais, para prevenir, proteger e promover autonomia da família”.

A iniciativa do CRAS Bacuri evidencia o compromisso da instituição em promover o bem-estar e a qualidade de vida das famílias assistidas, buscando fortalecer os familiares e, assim, proporcionar um ambiente mais harmonioso e seguro para todos os seus integrantes. A roda de conversa foi apenas uma das muitas atividades que o CRAS oferece, demonstrando seu empenho contínuo em apoiar as famílias e contribuir para o desenvolvimento integral da comunidade.

Assistência Social