Assistência Social

INCLUSÃO

Sedes participa do POP Rua Jud reforçando atendimento à população em situação de rua

Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, o mutirão percorre diversas cidades do país, oferecendo assistência ampliada às pessoas em situação de maior vulnerabilidade.

Publicado em: 16/09/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Sedes participa do POP Rua Jud reforçando atendimento à população em situação de rua

Ação foi realizada neste sábado (14), na Universidade Ceuma (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), participou neste sábado (14), no CEUMA, da segunda edição do POP Rua Jud, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça. O programa, que integra a Política Nacional Judicial de Atenção à Pessoa em Situação de Rua, visa garantir o acesso rápido e desburocratizado à Justiça para a população em situação de rua, promovendo um atendimento ágil e eficaz.

O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, destacou os diversos serviços da Prefeitura disponíveis para a população em situação de rua. “O Centro Pop desempenha um papel crucial ao oferecer suporte integral, incluindo o acompanhamento na emissão de documentos e a inserção dos beneficiários em programas federais, como o Bolsa Família, além da capacitação desse público, os inserindo no mercado de trabalho”.

Dorielton ressaltou a importância dos abrigos disponíveis, como o Abrigo Superação, completamente estruturado para atender às necessidades da população de rua, oferecendo um local seguro para pernoite. “Além dos serviços oferecidos pelo Centro Pop e pelo Abrigo Superação, contamos com uma equipe de abordagem social que atua constantemente para oferecer orientação e suporte imediato a quem precisa”, informou o secretário. Ele enfatizou que a equipe está sempre disponível para prestar assistência e garantir que todos tenham acesso às informações e recursos necessários para melhorar suas condições de vida.

O desembargador Roberto Carvalho Velozo explicou que um dos objetivos do programa é “atender as pessoas em situação de rua, que frequentemente são invisíveis e carecem de cidadania plena. O Pop Rua Jud reflete a ideia de um Judiciário que vai além dos gabinetes, oferecendo um atendimento mais próximo e fraterno. Queremos trazer a cidadania para essas pessoas, concedendo benefícios judiciais, emitindo certidões de nascimento e realizando exames médicos”.

O mutirão envolveu diversas entidades, como o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, CEJUC/CEJUSC, OAB, universidades, e Executivos Estadual e Municipal. Participam também serviços socioassistenciais, cartórios, a Rede Socioassistencial, e instituições como o INSS, Caixa Econômica Federal, Justiça Eleitoral, Secretaria de Segurança Pública, Diretoria de Identificação Civil, Secretaria da Saúde, Receita Federal, Ministério da Defesa, Ministério do Trabalho, Secretaria do Trabalho, e Polícia Federal. O mutirão oferece atendimento integral à população em situação de rua, incluindo serviços de saúde como o Consultório na Rua.

Assistência Social