PREVENÇÃO
Sedes realiza programação voltada ao Outubro Rosa
Ação inclui atividades físicas e orientações sobre prevenção, destacando a importância do autocuidado na saúde dos idosos
Publicado em: 22/10/2024 por Kalyne Cunha
Como parte da Campanha Outubro Rosa, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Casa do Idoso Feliz, promoveu nesta terça-feira (22) uma ação de conscientização externa à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A iniciativa busca orientar os idosos sobre a importância dos cuidados preventivos e a adoção de hábitos saudáveis, com o objetivo de reduzir os fatores de risco e a mortalidade pela doença.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil. A prevenção e a detecção precoce podem reduzir os fatores de risco modificáveis e promover medidas de proteção, contribuindo para redução de mortes.
O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, destacou que a realização de ações da Campanha Outubro Rosa voltadas para os idosos é importante, “pois essas iniciativas promovem saúde física, autocuidado e educação preventiva, além de fornecer apoio social e emocional. Ao incluir os idosos, a prefeitura reforça seu compromisso com políticas públicas inclusivas e a promoção da saúde em todas as fases da vida”.
Uma vida saudável aliada à prática da atividade física, juntamente com a manutenção do peso, por meio de uma alimentação saudável é possível reduzir os riscos de desenvolver o câncer de mama. A coordenadora da Casa do Idoso Feliz, Alessandra Nobre, relatou como a instituição trabalha para promover fatores de proteção para a doença e reduzir riscos.
“Na ação de hoje, nossos idosos terão um momento de atividade física, com um aulão de ritmos, para isso foram preparados, inicialmente, com um café da manhã elaborado adequadamente pela nossa nutricionista responsável pela alimentação dos idosos. A Casa conta também com um cronograma de atividades físicas diárias, como ginástica e alongamento, atividade corporal específica, dança”.
Para trabalhar a conscientização do autocuidado, o ginecologista Pedro Mário, falou sobre a importância do autoexame das mamas, que permite identificar possíveis alterações como nódulos, inchaços, alterações da textura ou secreções mamárias. O ginecologista relatou também, o rastreamento monográfico para a detecção precoce do câncer de mama a cada dois anos em mulheres entre 50 a 69 anos e a importância do exame preventivo do colo do útero, já que o câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer mais comuns em mulheres e a quarta causa de morte por câncer entre elas no país.
A ação contou com a parceria das secretarias de Trânsito (Setran) e Saúde (Semus), por meio do programa Saúde da Pessoa Idosa, além do apoio da Drogaria Globo e da participação artística da banda, Os Coroas do Forró.