Assistência Social

CAPACITAÇÃO

Sedes realizará curso de formação sobre o Registro Mensal de Atendimento do CRAS

Coordenadores e técnicos participarão da oficina sobre o preenchimento do instrumental RMA

Publicado em: 24/01/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Sedes realizará curso de formação sobre o Registro Mensal de Atendimento do CRAS

Capacitação permite contribuir com o desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). (Foto: Maira Soares)

Na manhã de quinta-feira (25), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da equipe da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) - Vigilância Socioassistencial, realizará curso de formação para as coordenadoras e técnicos sobre o preenchimento do Registro Mensal de Atendimento (RMA) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A reunião acontecerá no auditório do Abrigo Superação, Centro. 

O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, relata que “o avanço no cofinanciamento das políticas públicas de assistência social requer números para atender à demanda. A qualificação das informações é crucial para mensurar e aprimorar o processo, que será impulsionado por indicadores que evidenciam a produção”. Dorielton está confiante de que o apoio técnico resultará na melhoria da política social, fortalecendo e aumentando a participação do município.

Sobre a metodologia utilizada na oficina, a diretora da gestão do SUAS no município, Nayara Januário, ressalta a eficácia da metodologia em formato de oficina para o curso de aprimoramento. A escolha se baseia na integração entre teoria e prática, proporcionando uma aprendizagem mais efetiva. Cleane Melo e Layla Pimentel, técnicas da gestão do SUAS, assumiram a responsabilidade de criar um material didático específico para enriquecer o conteúdo do curso.

Registro Mensal de Atendimento do CRAS

O RMA é um sistema de registro mensal de atendimento utilizado pelos CRAS, Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centros POP. Sua função vai além de medir o volume de atendimentos, pois possibilita traçar perfis de famílias e indivíduos acompanhados, oferecendo um mapeamento abrangente de ofertas e demandas na área de assistência social do município, além de contribuir para o desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

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