CONSCIENTIZAÇÃO

Semana será dedicada ao Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Palestras, programação cultural e blitz estão entre as atividades

Publicado em: 14/05/2018 por Léo Costa

Secretaria de Desenvolvimento Social

Programação foi apresentada, em um café da manhã, nesta segunda-feira (Foto: Léo Costa)

O Dia Nacional de Enfrentamento Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado em 18 de maio. Para marcar a data, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, começa nesta terça-feira, 15, ações alusivas durante toda a semana.

Com o tema “Esquecer é permitir, lembrar é Combater”, a solenidade de abertura será realizada, às 14h30, no auditório da Unidade Regional de Educação de Imperatriz, UREI, Rua Simplício Moreira, s/n, esquina com Rua 13 de Maio, Centro. A mobilização será coordenada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Creas.

“Nosso objetivo é conscientizar e mobilizar a opinião pública em torno do grave problema da violência praticada contra crianças e adolescentes”, destacou Zigomar Filho, secretário de Desenvolvimento Social.

De acordo com a Jucilene Reis, coordenadora do Creas, a "ideia é ampliar as informações sobre a prevenção e o enfrentamento dos casos de abuso e exploração sexual, fazendo frente aos desafios e perigos em que crianças e adolescentes estão cada vez mais expostas”.

Nesta segunda-feira, 14, a programação foi apresentada à imprensa, em um café da manhã, na Casa dos Conselhos, Bairro Juçara. Evento contou, também, com representantes do Poder Judiciário; Ministério Público Estadual, MPE; Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente, DPCA; Ordem dos Advogados do Brasil, OAB; Sest/Senat; Defensoria Pública Estadual, DPE; Conselho Tutelar, Áreas I e II; e Câmara Municipal.

“É de suma importância essa união de forças, entre Poder Público e demais seguimentos da sociedade, no combate a esse tipo de crime. Mais do que nunca, é preciso combater esta verdadeira chaga social. Porque quando se fala em criança e o adolescente, se fala do futuro do país, da nossa cidade e do Estado”, assegurou Fátima Avelino, vereadora, MDB.

A Semana de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, conta com parceria do Ministério Público Estadual, MPE; Policia Rodoviária Federal, PRF; Conselho Tutelar; Defensoria Pública; Sest/Senat; Secretarias Municipais; Unidade Regional de Educação de Imperatriz, UREI; Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Cerest; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CMDCA; Faculdade Pitágoras; e Vara da Infância e Juventude.

“Aos adultos, além da sua responsabilidade legal de proteger e defender crianças e adolescentes, cabe-lhes o papel pedagógico da orientação, acolhida buscando superar mitos, tabus e preconceitos, oferecendo segurança para que possam reconhecer-se como pessoa em desenvolvimento e envolverem-se coletivamente na defesa, garantia, e promoção dos seus direitos”, ressaltou o delegado Fairlano Aires de Azevedo, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Dia 15 - terça-feira

Solenidade de abertura com a presença de autoridades

Horário: 14h30

Local: Auditório da Unidade Regional de Educação de Imperatriz – UREI, Rua Simplício Moreira, s/n, esquina com Rua 13 de Maio – Centro.

Momento devocional: Maria Goreth Santos

Apresentação das crianças: Cras Bacuri e Grupo de Balé.

Palestra Magna: Depoimento sem dano e as questões judiciais nos Crimes de Abuso Sexual em Imperatriz.

Palestrante: Promotor Antônio Coelho Soares, titular da 4ª Promotoria Criminal de Imperatriz. Mestre em instituições jurídico-políticas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Doutor em Filosofia do Direito pela Universitá degli Studi di Roma Ter.

Dia 16/Quarta-feira

Palestra com famílias e crianças/adolescentes – sobre abuso e exploração sexual.

Horário: 9h

Local: Escola Emanuel Ribeiro, Avenida Bayma Júnior, nº 200 – Lagoa Verde.

Diretor: Antônio Nilson da Costa.

Horário: 14h30

Palestra com famílias e crianças/adolescentes sobre abuso e exploração sexual.

Local: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo, SCFV – Vila Conceição II.

Horário: 16h

Palestra com famílias e crianças/adolescentes sobre abuso e exploração sexual.

Local: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo, SCFV – Vila Conceição I.

Dia 17 - Quinta-feira

Palestra com famílias e crianças/adolescentes sobre abuso e exploração sexual

Horário: 9h

Local: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo, SCFV, Rua Grande, s/n – Petrolina.

Horário: 14h30

Palestra com as famílias sobre abuso e exploração sexual de criança e adolescentes.

Local: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo, SCFV, Rua Buriti, Lote 24 – Povoado Bacaba.

Dia 18 - Sexta-feira

Horário: 8h às 10h30

Mobilização e Pit Stop com distribuição de panfletos

Local: Posto da Policiai Rodoviária Federal, Rodovia Belém-Brasília – BR/010 – Lagoa Verde.