INCLUSÃO

Servidores da assistência social concluem capacitação em libras

Curso incentiva a aplicação da Lei de Inclusão e facilita o atendimento das pessoas surdas ou com deficiência auditiva nos setores da secretaria

Publicado em: 20/03/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Servidores da assistência social concluem capacitação em libras

Com 40h de duração, curso foi ministrado pelo instrutor em libras Nairton Silva do Carmo para os servidores da Sedes (Foto: Edmara Silva)

Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) receberam nesta quarta-feira (20), o certificado de participação do Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que faz parte do projeto idealizado pelo Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD). Objetivo é promover a acessibilidade das pessoas surdas ou com deficiência auditiva, a partir da melhoria dos atendimentos prestados para esse público. Capacitação teve duração de quatro meses e os conhecimentos apreendidos foram teóricos e práticos, sobre: alfabeto, números, lugares, cores, Código de Ética do Intérprete de Libras, História dos Surdos na Sociedade, entre outros.

O prefeito, Assis Ramos, ressaltou que a capacitação é crucial para diminuir ruídos da comunicação no atendimento dos servidores da Prefeitura, à população. “Ao capacitar nossos servidores para se comunicarem por meio da linguagem de sinais, estamos não apenas melhorando a qualidade dos atendimentos prestados, mas também promovendo a inclusão e facilitando o acesso à informação para aqueles que enfrentam desafios na comunicação devido à surdez ou deficiência auditiva. O curso é um passo significativo em direção à inclusão e acessibilidade em nossos serviços municipais”.

Dorielton Xavier, secretário da Sedes, destacou que a proposta visa capacitar os servidores, especialmente aqueles que trabalham no atendimento ao público, para poderem se comunicar por meio da linguagem de sinais. O foco é facilitar a interação e o acesso à informação para as pessoas surdas que buscam os serviços municipais.

A assistente social da Sedes, Francilene Bahia, relatou que o curso trouxe a oportunidade de ofertar um atendimento mais humanizado para as pessoas surdas. “Vou conseguir fazer um atendimento mais digno, pois recebo diversas pessoas com deficiências para atendimento e muitas vezes sentia uma barreira por não entender a necessidade de quem me procurava”, disse a servidora.