FORMAÇÃO

Servidores do Banco de Alimentos participam de capacitação

Atividade integra programação da Semana Municipal da Alimentação Saudável, que segue até o dia 30

Publicado em: 21/10/2019 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Servidores do Banco de Alimentos participam de capacitação

O treinamento visa melhorar a segurança alimentar dos consumidores dos produtos do Banco. (Foto: Patrícia Araújo)

Diariamente os manipuladores do Banco de Alimentos de Imperatriz, manejam diversos tipos de alimentos, secos e molhados, que vão de frutas, a verduras, hortaliças, pães e até temperos. Como forma de evitar a contaminação dessa comida, que vai para a mesa das pessoas e das instituições beneficiárias do Banco, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, através da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional, Susan, levou aos servidores daquele órgão, o treinamento, que ocorreu na tarde desta segunda-feira, 21, nas dependências do próprio Banco.

Falar de manipulação de alimentos nunca se torna algo ultrapassado, como afirma a superintendente da Susan, Therlly Ferreira. Ela explica que “a Cartilha de Boas Práticas de manipulação é acessível a todos, no entanto, poucos a conhecem. O Regulamento Técnico de Boas Práticas Alimentares, RDC, rege tais práticas desde 2004, e até hoje faz-se importante destaca-la nas Unidades de Alimentação e Nutrição”, informou.

A superintendente acrescenta que a cartilha direciona a atividade dos trabalhadores, “é porque ela mostra de forma simples e clara como os manipuladores devem agir diariamente. Procedimentos realizados adequadamente podem diminuir as contaminações alimentares”, destacou Therlly.

A coordenadora do Banco de Alimentos, Zumira Pontes explicou que o trabalho desenvolvido dentro do órgão reflete na sociedade. “Como eles trabalham na parte de manipulação de alimentos, eles devem se ater a esses cuidados de como fazer essa manipulação de forma adequada, para não levar contaminação ao alimento, porque daqui ele vai ser levado para várias instituições. É essencial eles conhecerem essas normas e os tipos possíveis de contaminação. É através do nosso manuseio aqui, que o Banco de Alimentos vai ser reconhecido lá fora”, disse.

Para além do trabalho, o manipulador de alimentos, Weuller Lima Silva, disse que vai levar as instruções que recebeu, para a vida. “Eu aprendi que a gente tem que fazer o uso devido dos equipamentos de segurança, quando for manipular, a toca, as luvas, as botas e etc, para a gente não passar contaminação aos alimentos. Vou levar essas instruções para a vida, para a minha casa, a gente tem que fazer isso todos os dias, porque isso vai implicar diretamente na nossa saúde!”, destacou.

Utilizar e manter as roupas e EPI’s limpos, barba e unhas aparados, evitar anéis e acessórios que atrapalham a manipulação e acumulam sujidades, manter as louças, o local e ferramentas de trabalho devidamente limpos, entre várias outras orientações, foram direcionadas aos manipuladores, pelo nutricionista Márcio Ricardo Rocha, que trabalha no Banco e ministrou a capacitação.

Quer saber mais sobre boas práticas na manipulação de alimentos? Clique aqui

e conheça a Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação, da Anvisa.