TREINAMENTO

Servidores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos recebem capacitação

Publicado em: 11/03/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Momento foi realizado nesta segunda-feira (11), no auditório da OAB, Centro. (Foto: Kalyne Cunha)

Nesta segunda-feira (11) a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Proteção Social Básica (PSB) do SUAS e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou capacitação no auditório da OAB, centro. Público-alvo foram orientadores sociais, coordenadoras e técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), facilitadores de oficinas, diretores de polos. Na ocasião foram homenageados 11 servidores, com o “Troféu Destaque 2024 do SCFV”, em que reconhece o trabalho de diretores, orientadores e demais servidores do Serviço de Convivência.

Dorielton Xavier, secretário da Sedes, afirmou que o tema central da capacitação, “Desafios da inclusão e o acompanhamento de crianças e adolescentes como público prioritário do SCFV”, reflete uma abordagem sensível e necessária. Ele destacou a vital importância de direcionar atenção a esse público específico para garantir que o SCFV desempenhe seu papel fundamental na promoção da igualdade, inclusão social e no desenvolvimento saudável das novas gerações. Dorielton reforçou a importância contínua de investir em capacitações para fortalecer os profissionais envolvidos no SCFV, assegurando atendimento de qualidade à comunidade e promovendo uma sociedade mais justa e igualitária.

A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Paulyna Costa, relatou que o reconhecimento conferido aos 11 servidores, por meio do “Troféu Destaque 2024 do SCFV”, “é um testemunho do comprometimento e excelência demonstrados por diretores, orientadores e demais colaboradores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Essa homenagem ressalta não apenas o trabalho árduo desses profissionais, mas também a impactante contribuição deles para o fortalecimento dos vínculos sociais na comunidade”.

Programação contou com momento cultural com o cantor, orientador e professor de oficina de músicas David Campos, que enriqueceu o evento destacando a diversidade de expressões artísticas que podem ser incorporadas ao trabalho do SCFV.   A palestra do coordenador da rede de saúde mental, Alberto Clésio, abordando os “desafios da inclusão, e o acompanhamento de crianças e adolescentes como público prioritário no SCFV” contribuiu para uma compreensão mais profunda e abrangente do tema, trazendo valiosas perspectivas. Na sequência, houve o momento de premiação reconhecendo os trabalhos prestados por servidores da instituição.

Capacitação seguiu com a palestra ministrada pela assistente social Aquele Sousa, que trabalhou a temática, “Público prioritário do SCFV e suas especificidades”. Momento foi finalizado com o relato de experiência profissional da orientadora social, Dayane Marinho, que contou um pouco da sua experiência como orientadora dentro do SCFV, enriquecendo momento prático e dando sensibilidade às discussões