AÇÃO
Vila Davi II recebe ação intersetorial com benefícios socioassistenciais e oferta de serviços na área da saúde
Programação contou com apresentação cultural com dança country e declamação de poesias por adolescentes acompanhados pelo Serviço de Convivência de Vínculos
Publicado em: 24/08/2023 por Kalyne Cunha
Nesta quinta-feira (24) a Prefeitura de Imperatriz, em articulação com as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), de Políticas para Mulher (SMPM), Saúde (Semus) e Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), realizou ação intersetorial no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na Vila Davi II. Ação teve como público-alvo famílias atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) acompanhadas pelo CRAS Bacuri.
O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, destacou que a ação não é apenas uma prestação de serviços, “mas uma demonstração de solidariedade e compromisso com as comunidades menos privilegiadas. Continuaremos trabalhando incansavelmente para garantir que todos os cidadãos, independentemente de onde vivam, tenham acesso às oportunidades e cuidados necessários para uma vida plena e saudável”.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) ofertou benefícios socioassistenciais em parceria com a Equatorial, com troca de lâmpadas incandescentes e a coleta de resíduos recicláveis com bônus na fatura de energia. Serviços de saúde, também, foram ofertados em colaboração com a Vision Med Unidade Móvel que ofertou para a população exames de vista, miopia, astigmatismo, refração ocular, avaliação da catarata, pressão ocular, pterígio, lensometria.
A Secretaria de Saúde atendeu a comunidade com a oferta de teste rápido de HIV, teste de glicemia, aferição da pressão arterial, multivacinação com vacinas de rotina. Já a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh) palestrou sobre o Programa Novo Trilho, que tem como foco a promoção da reciclagem e proteção do meio ambiente.
A coordenadora do CRAS Bacuri, Andessandria Elizeu, falou sobre a importância da ação para a comunidade assistida. “Ação possibilita a democratização do acesso aos direitos socioassistenciais e contribui para o fortalecimento da cidadania para as comunidades mais afastadas do Centro da cidade”.
A Secretaria da Mulher esteve presente com a programação da Campanha do Agosto Lilás, cujo objetivo é sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra mulheres. A programação contou com a participação das palestrantes, a advogada Cristiane Brito e a psicóloga Danielle Ribeiro, que explanaram sobre a Lei Maria da Penha.