balanço 2021

RETROSPECTIVA

Desafios e avanços na Receita Municipal marcam 2021

Destacam-se a implantação de melhorias no atendimento ao contribuinte, a execução de sistemas mais modernos e a capacitação dos servidores da Sefazgo

Publicado em: 29/12/2021 por Ariel Rocha

Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária

Desafios e avanços na Receita Municipal marcam 2021

O secretário da Sefazgo, Josafan Junior, ressalta que apesar do ano cheio de desafios em diversas áreas de atuação do órgão, a pasta se destaca pelo trabalho realizado de forma ininterrupta. (Foto: Arquivo)

O grande destaque do ano, de acordo com o balanço da Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo), foi o investimento na qualificação das equipes técnicas que atuam na repartição municipal. Diversos treinamentos, workshops internos e externos, foram oferecidos com o objetivo de qualificar ainda mais a prestação de serviços ao contribuinte. A Receita Municipal atua na missão de garantir um bom atendimento aos munícipes.

O secretário da Sefazgo, Josafan Junior, ressalta que apesar do ano cheio de desafios em diversas áreas de atuação do órgão, a pasta se destaca pelo trabalho realizado de forma ininterrupta. “Esse ano iniciou difícil ainda devido à pandemia, fizemos os ajustes necessários para Sefazgo se manter eficiente para o contribuinte, um desses ajustes foi capacitar ainda mais a nossa equipe”, ressalta.

A Sefazgo também realizou audiências públicas na Câmara Municipal de Imperatriz, para fazer a prestação de contas, garantindo assim o cumprimento da Lei de Transparência. Outra ação de destaque é a Audiência Pública Geral para tratar do Plano Plurianual 2022-2025. Tal evento, devido às restrições sanitárias da pandemia, foi realizado novamente neste ano de forma online, com adesão e participação da população.

Sobre a inovação tecnológica, o secretário destaca a modernização do atendimento e contato com a população como pontos principais da gestão atual, em todos os âmbitos. “Inovação é uma bandeira que temos defendido, em consonância com o prefeito Assis Ramos. Sabemos que com a modernização dos aparatos e sistemas, teremos uma cidade mais desenvolvida, garantindo melhores condições aos nossos contribuintes”.

Entre as medidas de destaque, foi executada a implantação de um novo Sistema Tributário Municipal. O sistema Portal Fácil iniciou seu funcionamento para garantir um novo marco de desenvolvimento tecnológico no município, com um atendimento totalmente eletrônico e de fácil acesso para quem precisa.

Para facilitar ainda mais a vida da população, foi implementado novo sistema para a quitação de tributos, taxas e impostos, com as possibilidades de pagamento nas modalidades Pix, cartão de crédito ou débito. Entre as novidades, no pagamento com o cartão de crédito ou débito, o valor pode ser parcelado em até 12 vezes e pode-se utilizar também mais de um cartão. Na modalidade Pix, o contribuinte poderá usar o QR Code, via aplicativo de seu banco.

Destacam-se também a implantação e treinamento de Buiseness Inteligence para gestão de resultados e do sistema de malhas do Simples Nacional e do sistema Objectives and Key Results (OKR), para resultados e metas de gestão. Executaram a abertura do Programa de Pagamento Incentivado (PPI), feita melhorias na integração com a REDESIM, a ampliação do Call Center para atendimento ao contribuinte e a realização de vistorias para o Alvará, ITBI e Imobiliário.

O órgão fez a ativação do convênio de cooperação técnica com a Receita Federal, a implantação do Guichê do Contador, para agilizar atendimento e fez a notificações dos maiores devedores. Deu início à atualização do Código Tributário Municipal, realizou o programa de recuperação de créditos municipais e deu apoio às outras secretarias municipais no que diz respeito à legislação, sistemas e consultorias.

balanço 2021