balanço 2021

Publicado em: 27/12/2021 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran instalou 665 placas e 243 faixas de pedestre em 2021

Ações de educação, engenharia e fiscalização ajudaram a reduzir os índices de sinistros em Imperatriz. (Foto: Gil Carvalho)

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), através do setor de Engenharia Viária e Sinalização, instalou este ano 665 placas de trânsito em ruas e avenidas dos bairros e povoados de Imperatriz. Objetivo é garantir a segurança dos motoristas e melhorar a fluidez no trânsito da segunda maior cidade do Maranhão.

De acordo com o engenheiro de Trânsito, Tuytuyguassu Rayol, também foram implantadas novas faixas de pedestres e revitalizadas 243, dispositivo que oferece mais segurança ao cidadão e motoristas durante a travessia. “O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) disciplina que não dar preferência é considerada uma infração, rende multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, explica.

Ele observa que “ao dar passagem para o pedestre na faixa, o motorista não está apenas exercendo sua cidadania, está cumprindo com a legislação”. “Também implantamos 104 nomes de pare e 44 pinturas de lombadas em vias públicas”, disse.

Tuytuyguassu Rayol destacou ainda que feitas a pintura de sinalização de solo em frente à Praça Pedro Américo, no bairro Três Poderes; sinalização com implantação de tachões refletivos na rotatória da Avenida Pedro Neiva de Santana, no Parque Amazonas; pintura do novo retorno na travessia urbana da BR-010, no Entroncamento, e a pintura de proibido parar e estacionar na rua Sousa Lima, no Centro.

A Setran realizou ainda a pintura de solo da Avenida Liberdade; rua B, Quatro, Machado de Assis, Catulo da Paixão Cearese, Avenida Moacyr Spósito Ribeiro, Avenida Ceará, Luís Domingues e Avenida Brasil.

A coordenadora de Educação para o Trânsito, Terezinha Miranda, assinala que o órgão está comprometido com o tripé norteador: engenharia, fiscalização e educação para o trânsito, na qual trabalha para mudança de comportamento do homem no trânsito. “É preciso que haja respeito, cortesia, cooperação, solidariedade e responsabilidade no trânsito”, completa.

Ela enfatiza que várias palestras educativas foram realizadas neste ano, adotando medidas sanitárias, em estabelecimentos de ensino, igrejas, empresas e instituições em Imperatriz. “As palestras de segurança no trânsito ajudam a conscientizar a população sobre os riscos de acidente. Então, é essencial que todos entendam sua importância e a utilização correta dos itens de segurança e ficar atentos aos riscos que todos correm nas vias públicas”, afirma.

PROJETO CIDADANIA NA FAIXA FOI INTENSIFICADO EM 2021

A coordenadora Terezinha Miranda pontua que o projeto “Cidadania na Faixa” foi intensificado no exercício de 2021, para conscientizar a necessidade do uso correto da faixa de pedestre, a sinalização adequada, a prudência e o respeito mútuo para a promoção de segurança no trânsito. Bem como, a conscientização do ciclista para respeito às normas de circulação viária.

“É preciso resgatar os valores humanos nas relações acontecendo em espaços de coletividade e circulação, enfatizando a ideia que a ‘gentileza gera gentileza’, para a promoção de cordialidade para uma convivência saudável e equilibrada em espaços públicos”, explica.

O secretário de Trânsito, Leandro Braga, observa que, além da educação, fiscalização e engenharia de trânsito, também foram realizados eventos alusivos ao Maio Amarelo, Dia do Motociclista; Dia do Pedestre; Dia do Ciclista; Semana Nacional do Trânsito e o de Memórias as Vítimas de Trânsito.

“Foram repassadas orientações aos condutores de veículos sobre o uso do cinto de segurança, dispositivo de retenção infantil, de acordo com a idade, manuseio de celular, alcoolemia, drogas, e o uso correto do capacete por motociclistas”, recomendou.

Ele disse ainda que ações de educação para o trânsito foram intensificadas por meio das redes sociais direcionadas ao público para divulgar e orientar sobre as questões relacionadas ao trânsito e a cidadania, procurando utilizar uma linguagem adequada e que, abordam assuntos e questões vivenciadas no dia a dia.

Leandro Braga informou ainda que foram desencadeadas várias operações, neste final de ano, incluindo “Lei Seca” e “Férias Segura” para coibir irregularidades no trânsito durante as festividades de final de ano em Imperatriz. Além disso, equipes foram colocadas exclusivamente no setor comercial para melhorar a fluidez de veículos devido à grande quantidade de veículos em circulação oriundos de outras cidades e/ou estados.

Confira ações desenvolvidas no período de Janeiro a Dezembro de 2021

Palestras em escolas: 23; Projeto Cidadania na Faixa 128; Palestras em empresas 04

Palestras em igrejas: 04; Blitz: 17; Ação educativa: 29

Ação educativa em escolas: 05; Ação com os Agentes Mirins: 05