EDUCAÇÃO
Biblioteca Alberto Mussa é inaugurada na Escola Municipal João Batista de Paiva
Parceria entre a Prefeitura e o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento entrega cerca de mil obras literárias novas e atualizadas
Publicado em: 24/09/2025 por Nayane Brito

A Escola Municipal João Batista de Paiva inaugurou, na sexta (19), a Sala de Leitura Alberto Mussa, fruto de parceria entre Prefeitura e Instituto Oldemburg. (Foto: Assessoria)
Uma nova sala de leitura foi inaugurada na última sexta-feira, 19 de setembro, na Escola Municipal João Batista de Paiva, em parceria entre a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento. O espaço, que homenageia o escritor Alberto Mussa, oferece um acervo diversificado, com romances clássicos, peças teatrais, literatura juvenil e infantil, poesias, histórias em quadrinhos, biografias, contos, crônicas e obras de pesquisa, e constitui um ambiente dedicado ao estudo, a pesquisa e a leitura.
A programação de inauguração incluiu a acolhida da comunidade escolar e da equipe do setor de Biblioteca Escolar da SEMED, execução do Hino Nacional, apresentação teatral do 5º ano com a temática “Lê, Léia e seus amigos” e a biografia do homenageado Alberto Mussa, apresentada pela aluna Isabela Santana, do 9º ano B, acompanhada de um retrato artístico do autor, elaborado pelo aluno Juliano, também do 9º ano B.
Para a secretária adjunta de Ensino, Rai Sá, a criação de um novo espaço de leitura reforça o compromisso da rede municipal com a educação. “Em nome da nossa secretária Genilza Sipião, queremos dizer à escola que esse espaço seja usado no cotidiano das atividades, pois contribuirá de forma essencial tanto no processo de leitura quanto no de escrita das crianças”, afirmou.
De acordo com a colaboradora do setor de Biblioteca Escolar, Fábia Paz, a Biblioteca Alberto Mussa é uma das oito já entregues em Imperatriz, fruto da parceria entre a SEMED e o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento. “Os alunos encontrarão na biblioteca, por meio da doação do Instituto, cerca de mil livros. Desses, 500 ficarão disponíveis para consulta na biblioteca e os outros 500 serão destinados ao sistema de empréstimos. O acervo contempla todas as faixas etárias, com obras para a educação infantil, ensino fundamental e títulos de autores renomados. Hoje estamos entregando mais um espaço importante para incentivar a leitura e oferecer materiais atualizados e novos”, destacou.
O aluno Mateus Henrique Fernandes, do 5º ano, afirmou que a inauguração da biblioteca representa mais autonomia e oportunidades de leitura. “O espaço veio no momento certo. Agora teremos liberdade para ler histórias e contos, e com a biblioteca nosso aprendizado vai melhorar por meio do acesso aos livros”, ressaltou.
Bibliotecas Escolares
A rede municipal de ensino conta atualmente com 42 bibliotecas em funcionamento nas escolas. Com estruturas padronizadas, modernas e acervos atualizados, esses espaços atendem às necessidades de pesquisa, estudo e leitura dos estudantes, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e oferecer ambientes pedagógicos que apoiem os professores no processo de letramento de crianças e jovens. O setor de Biblioteca Escolar da SEMED é responsável por organizar os acervos das bibliotecas e capacitar os servidores que atuam nesses espaços, com a função de assegurar o bom funcionamento e o atendimento às crianças e estudantes.