Capacitação

REFERÊNCIA

Equipe Sedes orienta Semas de Açailândia sobre Programa de Incentivo ao Mercado de Trabalho

A parceria visou ajudar o município vizinho, com suporte e orientações sobre o Acessuas

Publicado em: 25/07/2019 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Equipe Sedes orienta Semas de Açailândia sobre Programa de Incentivo ao Mercado de Trabalho

A ação começou por volta das 14h, com palestras, apresentação do Acessuas e suas funcionalidade, e encerrou cerca de 17h, com um lanche oferecido pela Semas (Foto: Sara Batalha)

Na tarde da última quarta-feira, 24, a equipe que coordena o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, Acessuas, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, deslocou-se de Imperatriz até o município de Açailândia. O intuito foi orientar a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, Semas, daquele município, no que diz respeito à funcionalidade Programa.

O convite partiu da coordenadora do programa na cidade de Açailândia, Uilanne Fernandes, e as orientações foram transmitidas no auditório do Senai. A equipe do projeto Protagonismo Jovem, fruto de uma ideia que surgiu no CIEE, também participou da ação, com orientações aos jovens, sobre oportunidades e visão no mercado de trabalho. Autoridades do Município, população atendida pelos Cras, equipes do CIEE e Senai também estiveram presentes.

A coordenadora do Acessuas Sedes, Aretuza Lopes, conta que “em Imperatriz, nós temos experiências exitosas, graças a Deus. Na gestão Assis Ramos, as ações do programa têm sido impulsionadas, ao todo 12 adolescentes vindos dos Serviços de Convivência e dos Cras, já estão trabalhando em empresas bem conceituadas, com todos os direitos trabalhistas, carteira assinada. A prioridade do programa é garantir que o jovem se sinta protagonista da própria vida”, destacou.

De acordo com Uillanne, houve a necessidade de um maior conhecimento sobre o Acessuas e do suporte da equipe de Imperatriz, por ser uma referência na região. “Uma vez que a gente precisou melhorar no nosso serviço, tivemos a informação em Imperatriz estava dando muito certo. Procuramos a Aretuza, que prontamente nos ajudou com essa parceria”, reconheceu a coordenadora do Acessuas em Açailândia.

O jovem Rian Pereira da Maia, 13, assistido pelo Cras em Açailândia, participou, ouviu as orientações e se sentiu motivado a realizar um sonho de carreira. “Achei bastante interessante e espero que no futuro, possamos fazer bom uso dessas informações. Eu sonho em ser engenheiro civil”, contou o adolescente.

O diretor presidente do projeto Protagonismo Jovem, Jadson Andrade, 19, concedeu uma palestra motivacional aos adolescentes. Ele explica que “o projeto iniciou com o objetivo de contribuir com o jovem para conseguir o seu espaço no mercado de trabalho, desde informações da base. Por exemplo, como participar de entrevista de emprego, como criar um currículo notável, em que o recrutador veja, e tenha interesse de ter aquele jovem com ele, prestando serviço, entre outros conhecimentos de habilidades que o profissional precisa adquirir para se manter no mercado de trabalho”, pontuou.

Apesar de jovem, Jadson se mostra articulado, fala com eloquência e foco, o que prendeu a atenção e motivou os adolescentes no auditório. Jadson e mais três colegas do Protagonismo Jovem estiveram presentes, por meio de convite da Sedes.

Capacitação