TREINAMENTO

Manipuladores de alimentos participam de capacitação

Objetivo é qualificar merendeiras aprovadas em seletivo municipal

Publicado em: 18/12/2018 por Dema de Oliveira

Manipuladores de alimentos participam de capacitação

Objetivo é qualificar merendeiras aprovadas em seletivo municipal (Foto: Edmara Silva)

Para qualificar os serviços e garantir o bem estar, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação-SEMED, realiza treinamento com manipuladores de alimentos da rede municipal de ensino. Capacitação acontece no auditório da Universidade Aberta do Brasil-UAB, na Praça União.

Atividades foram elaboradas e estão sendo aplicadas pelas nutricionistas da Semed, sob a coordenação de Suelen Freitas, nutricionista chefe, com ênfase nas merendeiras que foram aprovadas no seletivo.

Treinamento começou nesta terça-feira, 18, e contemplará 302 profissionais, sendo 242 da zona urbana e 60 da zona rural, e termina na quarta-feira, 19. O titular da Semed, Josenildo Ferreira, esteve presente na abertura. “Sempre enviamos circulares, orientações para todos os setores da merenda, mas resolvemos realizar uma capacitação geral com todos da rede, tanto zona urbana como rural. Essa capacitação vai destacar os manuais de boas práticas e manipulação dos alimentos  e isso vai ser demonstrado para que tenhamos melhor qualidade no que é servido aos alunos, seguindo determinação do MEC, FNDE, para que possamos chegar a uma situação de excelência na merenda aqui em Imperatriz”, enfatizou Josenildo Ferreira.

Suelen Freitas, nutricionista chefe da Semed, afirma que os temas sobre alimentação são renovados constantemente e, por isso, é necessário que as pessoas que manipulam alimentos, estejam devidamente capacitadas para os trabalhos. “Os hábitos alimentares mudam todos os dias, desde a alimentação infantil até a idade adulta. Então, é necessário que passamos um pouco dessa orientação para as merendeiras”, ressaltou.

Qualificação abordou o recebimento das mercadorias, higienização na cozinha, manipulação, preparo e estoque de alimentos. Jaredes Araújo, coordenador do Setor de Alimentos da Semed, destacou que não adianta o Município dispor de  todas as verbas para aquisição de gêneros alimentícios, se as pessoas que vão manipulá-los de forma adequada.

“Estamos realizando essa capacitação, incluindo também as merendeiras da zona rural, que participam de maneira diferenciada, porque como elas vêm do interior do município, a Secretaria vai fornecer transporte e almoço para elas”, informou.

Manipuladora de alimentos da Creche Baby Júnior, no Conjunto Vitória, Stefhany Nogueira, declarou que é importante que essa capacitação seja feita, principalmente para o caso dela que trabalha com educação infantil. “Dois anos atrás eu tive essa mesma capacitação, mas todas as vezes que a gente vem é um novo aprendizado. Isso é importante”, declarou Stephany Nogueira.