CARNAVAL DA PREFS 2026
Carnaval da Prefs 2026 amplia videomonitoramento e intensifica segurança com tecnologia de ponta
Sistema conta com 21 câmeras com Inteligência Artificial, drones de alta performance e mais de 340 profissionais atuando de forma integrada no circuito da folia

Guardas municipais atuam na Central de Videomonitoramento, acompanhando em tempo real toda a movimentação do Carnaval da Prefs 2026. (Foto: Márcia Cardinot)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública Integrada (SMSPI), com ações da Superintendência de Videomonitoramento, ampliou o sistema de videomonitoramento para o Carnaval da Prefs 2026. Em comparação à edição anterior, o evento passa a contar com 21 câmeras estrategicamente distribuídas ao longo do circuito oficial.
De acordo com o superintendente de Videomonitoramento, Nielson Bezerra, as câmeras com tecnologia de metadados possuem capacidade de captação facial para comparação com bancos de dados previamente alimentados, contemplando suspeitos e pessoas com mandados de prisão em aberto. “Durante o evento, as forças de segurança podem encaminhar informações em tempo real, possibilitando o cadastramento imediato no sistema de IA, viabilizando cruzamentos e validações diante de qualquer ocorrência registrada no perímetro festivo”.
O novo sistema é composto por uma câmera LPR (Leitura de Placas por OCR), seis modelos Speed Dome, quatro câmeras Bullet com Inteligência Artificial e metadados e dez câmeras fixas também equipadas com IA. A tecnologia empregada permite maior precisão na identificação de situações suspeitas e resposta mais ágil das equipes em campo. A câmera integrada à tecnologia LPR opera com banco de dados veicular já implantado. Todo veículo que circula pelo ponto monitorado é automaticamente identificado, permitindo filtros por tipo, cor e placa, ampliando a rastreabilidade e a capacidade de resposta operacional.

Qualquer situação identificada pelos equipamentos é comunicada imediatamente às equipes de segurança destacadas no evento, assegurando maior celeridade na tomada de decisões e intervenções. A Central de Monitoramento conta ainda com três drones de alta performance. Um deles é equipado com Inteligência Artificial para contagem de público e câmera termal, além de recursos avançados de zoom, garantindo cobertura aérea ampliada e imagens de alta qualidade.
O secretário municipal de Segurança Pública Integrada, Hílderson Alves, ressaltou que o planejamento foi estruturado de forma estratégica e integrada. “O esquema de segurança do Carnaval 2026 foi organizado com total integração das forças envolvidas. Mais de 340 profissionais da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Civil, Defesa Civil, Sutran e segurança privada atuando de forma coordenada, com comando integrado e comunicação permanente. O videomonitoramento foi reforçado para ampliar a capacidade de prevenção e resposta rápida às ocorrências”.

Entre as medidas preventivas adotadas, a Prefeitura publicou o Decreto Nº 114, que proíbe a comercialização e o consumo de bebidas e alimentos em recipientes de vidro durante os quatro dias de evento, em todo o perímetro do circuito oficial. A iniciativa tem como objetivo prevenir acidentes, preservar a integridade física do público e reduzir impactos ambientais relacionados ao descarte inadequado de resíduos em eventos de grande porte. A fiscalização também é realizada de forma integrada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública Integrada (SMSPI), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH), Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (SEPLU).
A vendedora Mariana Reis destaca que o Carnaval da Prefs é um dos eventos mais seguros dos quais já participou na região. Segundo ela, a estrutura montada garante mais tranquilidade para quem vai aproveitar a festa. “A gente se sente mais à vontade para se divertir, sabendo que existe um aparato de segurança ao nosso favor. Além disso, há um espaço exclusivo pensado para mulheres em casos de assédio ou violência. É um ambiente seguro não só para nós, mas para todas as famílias”.




