FORMAÇÃO
Servidores recebem capacitação sobre o Estatuto do Idoso
Evento segue até sexta-feira, 20, com a participação de 20 funcionários.
Publicado em: 16/12/2019 por Islene Lima
Na manhã desta, segunda-feira, 16, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, ofereceu aos servidores da Casa do Idoso uma capacitação sobre o Estatuto do Idoso e sua aplicabilidade. A qualificação segue até sexta-feira, 20, com a participação de 20 funcionários.
Na oportunidade, a assistente social Cleia Coutinho apresentou pontos que precisam ser melhorados dos servidores, como também a aplicação aos serviços públicos oferecidos aos idosos na cidade.
"A Casa do Idoso é referência na política de assistência à pessoa idosa, então nada mais interessante que oferecer mais conhecimento aos nossos servidores. Hoje estamos estudando o estatuto, a quem se aplica,quando foi criado, os direitos da pessoa idosa, a questão do transporte público e sua gratuidade, restituição do imposto de renda, quantidade de casas que são destinadas a este público nos programas sociais, entre outros assuntos que são muito relevantes para a efetivação dos direitos dos nossos idosos".
Cleia explica também que o idoso deve ter conhecimento dos seus direitos, além de ser bem informado e esclarecido. Assim, ele terá mais autonomia e qualidade de vida. "Queremos ir além dos Grupos de Convivência, nosso objetivo é aplicar atividades gerando conhecimento para que nossos servidores estejam mais preparados e os idosos tenham mais compreensão dos seus direitos".
Para a assistente social, Arivania Matias, a capacitação é de suma importância, pois possibilita um engajamento tanto do servidor como do idoso e sociedade de modo geral. "Nesse primeiro encontro esclarecemos sobre os direitos gerais, políticas nacionais, a tipificação do serviço sócio assistencial, o público do Benefício de Prestação Continuada, BPC, a carteira do idoso, entre outros temas que são garantidos por lei".
Atualmente a Casa do Idoso tem cerca de dois mil idosos cadastrados nos programas. "Nós somos vinculados aos Cras, temos nutricionistas, médicos, psicólogos, assistentes sociais, artesanato, educador físico, alfabetização, dança, hidroginástica e canto coral. Nosso serviço leva inúmeras as atividades aos idosos beneficiados", afirma Cleia.
Com tema " Eu Protagonista da Minha história" em 2020 a Casa do Idoso vai debater sobre as questões de identidade, autoafirmação e empoderamento. O evento começa dia 06 de janeiro e vai até o dia 10.