Coleta Seletiva

SERVIÇOS

Dia Mundial da Reciclagem é celebrado com entrega de coletores exclusivos para vidro

A data busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens consumidos

Publicado em: 17/05/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

AABB é uma das novas parceiras a receber os dispositivos de coleta (Foto: Léo Costa)

Em comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), realizou nesta quarta-feira (17), a entrega de coletores, tipo 'bombona', com capacidade de 220 litros ou quilos cada um, na cor azul e com identificação padronizada, para a realização da logística reversa de vidro. Além das garrafas de bebidas em geral, também podem ser descartados nos coletores, copos e taças de vidros, frascos de cosméticos e medicamentos vazios, vidro quebrado e potes de alimentos em geral. Não podem ser depositados vidros plano de janelas, espelhos, utensílios de cerâmicas, porcelanas, pirex e similares, lâmpadas e blindex.

“A data visa conscientizar as pessoas sobre a importância da separação e destinação correta dos resíduos, e todos os anos a Semmarh celebra com ações ambientais. Este ano comemoramos com a entrega de coletores para vidro a novos parceiros. Essas parcerias são importantes neste processo de coleta seletiva porque a reciclagem é uma das alternativas que podemos usar para ajudar na preservação do meio ambiente”, informou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

A Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na Avenida Pedro Neiva de Santana, s/n, Parque Sanharol, foi uma das entidades que assinou o termo de cautela e se tornou uma das novas parceiras do projeto de coleta seletiva de vidro. O termo foi assinado pelo diretor social da instituição, Paulo Pereira da Silva. “Um dos principais objetivos dessa parceria da AABB com a Secretaria de Meio Ambiente é contribuir com a preservação ambiental e fazer a coisa certa de acordo com o que manda a lei”, destacou Paulo Pereira.

Os coletores foram entregues pela coordenação municipal da Coleta Seletiva e direção do Departamento de Educação Ambiental. Segundo o coordenador da Coleta Seletiva, Jairo Santana, as ações “fazem parte do trabalho de expansão do Programa de Coleta Seletiva, com a disposição de coletores padronizados aos parceiros do projeto de coleta de vidro. Os recipientes são entregues mediante assinatura de termo de cautela e colocados em posições estratégicas que favoreçam tanto o descarte do material pelas empresas parceiras, bem como o serviço de coleta pelas equipes do município”, disse Jairo Santana.

O material é coletado pela Superintendência de Limpeza Pública (SLP), com a logística da empresa MB Limpeza Urbana, e destinado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), onde são contempladas, direta e indiretamente, em torno de 250 famílias.

O Dia Mundial da Reciclagem, 17 de maio, foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (Unesco), e busca estimular a reflexão sobre a importância do descarte corretos dos itens de consumo. Uma pauta urgente e importante na atualidade, em que além de promover um meio ambiente mais saudável, gera emprego e renda.

O Brasil é o quarto maior produtor de lixo no mundo, em média 1 quilo per capita, porém a reciclagem dos resíduos gerados diariamente ainda é muito baixa. Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) apontam através do Programa de Resíduos Sólidos 2020, que as cidades brasileiras geraram em 2019 em torno de 79,6 milhões de toneladas de resíduos e a quantidade destinada à reciclagem gira em torno de 3%. Desse volume gerado pelos 5.570 municípios, 45% e de material orgânico, 16% de plástico, 10% de papel e papelão, 14,1% de metais e 2,7% de vidro.

Coleta Seletiva