CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
X Congresso Municipal de Educação entra na reta final de preparação e deve reunir cerca de 4 mil participantes
Evento será realizado na terça-feira, 30 de junho, no Centro de Convenções, com programação voltada à inteligência emocional e ao bem-estar no cotidiano educativo
Publicado em: 27/06/2026 por Nayane Brito

O Centro de Convenções recebe os últimos ajustes para acolher os profissionais da Rede Municipal de Ensino na próxima terça-feira, 30 de junho. (Foto: Letícia Holanda)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realiza os últimos preparativos para o X Congresso Municipal de Educação, que acontece na próxima terça-feira, 30 de junho, no Centro de Convenções, a partir das 17h. Com o tema "Educação e Inteligência Emocional: cuidado e bem-estar no cotidiano educativo", o evento deve reunir cerca de quatro mil participantes, entre professores, gestores, coordenadores pedagógicos, equipes de apoio e demais profissionais da Rede Municipal de Ensino, além de representantes de instituições de ensino superior e escolas particulares da Região Tocantina.
Consolidado como um dos principais eventos educacionais da região, o Congresso Municipal de Educação chega à sua décima edição, após 16 anos de trajetória, com o propósito de promover a formação continuada dos profissionais da educação, incentivar a troca de experiências e ampliar o debate sobre os desafios da educação contemporânea. Nesta edição, a programação reúne todas as atividades em um único dia, das 17h às 23h, em um formato definido a partir das sugestões apresentadas pelos participantes das edições anteriores.
Para a coordenadora do Setor de Educação Infantil da SEMED, Edilma Nogueira, o congresso representa um espaço para a construção coletiva de conhecimentos. “Existe uma história de construção que marca esta décima edição. São 16 anos de caminhada e dez edições do Congresso Municipal de Educação. Começamos com um público mais interno, reunindo educadores de Imperatriz, e hoje recebemos participantes de toda a Região Tocantina. O mais importante é proporcionar um espaço de diálogo e troca de experiências que consolide uma educação que emancipa, forma cidadãos conscientes e emocionalmente saudáveis. A educação é um processo vivo e permanente, e discutir inteligência emocional é fundamental para que os profissionais aprendam a lidar melhor com suas emoções e também com as relações construídas no cotidiano educativo”, destacou.
A programação está organizada para oferecer uma experiência de formação e integração aos participantes. A abertura ocorrerá às 17h, com acolhimento ao som de música ao vivo, credenciamento dos congressistas, feira de alimentação e exposição de pôsteres. Em seguida, serão realizadas a composição da mesa de autoridades, a exibição do vídeo institucional e a apresentação cultural “A Copa do Mundo é Só Alegria”, protagonizada por crianças da Pré-Escola II da Escola Municipal de Educação Infantil Maria José Silva Nunes, sob orientação da professora Suzana Leal.
Entre os destaques da programação está a palestra magna sobre inteligência emocional, ministrada pela psicóloga Loyane Ellen Silva Gomes, doutoranda e mestra em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora do curso de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus São Luís; o projeto “EMPREENDEFREIRE – Pequenos Visionários: Explorando o Mundo do Empreendedorismo”, desenvolvido pela Escola Municipal Paulo Freire; a interpretação do poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade, por estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Elisa Nunes; o lançamento dos livros "A Princesinha Clara e sua Amiguinha Lara", de Ed Nobre, e "Guerrilha no Araguaia-Tocantins", de João Paulo Maciel; além do projeto "Navegando em Letramentos: uma Proposta Interdisciplinar para os Anos Finais", desenvolvido por professores da Escola Municipal Maria das Neves Marques de Souza.
Ao final das atividades, os congressistas participarão de um momento de integração com música ao vivo, sorteio digital de brindes, confraternização e entrega de certificação. A expectativa é que a décima edição do Congresso Municipal de Educação valorize os profissionais da Rede Municipal de Ensino e estimule reflexões e práticas que contribuam para ambientes escolares mais acolhedores, humanos e emocionalmente saudáveis.
A organização convida todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino a se prepararem para esse grande encontro de conhecimento, troca de experiências e inspiração, que marcará mais uma edição de um dos mais importantes eventos da educação em Imperatriz.



