Notícias

APRENDIZADO

Curso de Confeitaria transforma vidas e oferece oportunidade de renda a mulheres de Imperatriz

Ação faz parte do Projeto Empreende Mulher e beneficia 60 alunas com capacitação prática e teórica

Publicado em: 01/07/2025 por Matheus Cardoso Lima

Curso de Confeitaria transforma vidas e oferece oportunidade de renda a mulheres de Imperatriz

Turma do curso de confeitaria do Projeto Empreende Mulher tem aulas nos dois turnos. (Foto: Assessoria)

Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo feminino e promover autonomia financeira, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), está realizando o Curso de Confeitaria dentro da programação do Projeto Empreende Mulher. A iniciativa beneficia, nesta primeira etapa, 60 mulheres que estão sendo capacitadas para atuar no ramo da confeitaria, com foco na produção de bolos, salgados e outros produtos.

A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura, a iniciativa privada e a FACIMP, e tem gerado impacto direto na vida das participantes, como é o caso de Selma Rodrigues, mãe de quatro filhos, que celebra a oportunidade como um divisor de águas. “Esse curso trouxe uma grande oportunidade pra gente trabalhar em casa. Você tem tempo de levar seus filhos para a escola e produzir os bolos em casa. Eu tô muito feliz com essa chance que a Prefeitura estar nos proporcionando. É só gratidão mesmo. Acredito que esse curso vai abrir muitas portas, não só para mim, mas para os 59 colegas que estão juntos nessa jornada”, declarou emocionada.

Durante o curso, as alunas participam de aulas práticas de confeitaria e também de momentos teóricos voltados para a precificação, gestão de negócios e marketing digital, ferramentas essenciais para quem deseja empreender com segurança e alcançar estabilidade financeira por meio do próprio trabalho.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Esmeradhson de Pinho, a proposta vai muito além da capacitação técnica: ela visa promover dignidade, inclusão e geração de renda. “A intenção principal do curso é justamente inserir essas mulheres no mercado de trabalho. Também queremos resgatar a dignidade dessas pessoas e oferecer meios para que elas conquistem sua autonomia financeira. Mais de 300 mulheres procuraram fazer a inscrição, mas a estrutura comportava 60. E ainda teremos uma segunda etapa com novas vagas”, explicou.

O secretário destacou ainda, que busca tornar Imperatriz uma cidade com mais oportunidades para todos. “O nosso papel é qualificar a mão de obra e preparar essas mulheres para um mercado competitivo. Quanto mais preparo, mais condições elas terão de alcançar um lugar ao sol. Esse é o nosso compromisso com a população”, concluiu.

A expectativa entre as participantes é grande, especialmente para o encerramento do curso, que contará com a confecção de um bolo de 173 metros, para o aniversário da cidade, símbolo do retorno dessa tradição. “Vai ser muito especial, tudo lindo e bem organizado. A população vai amar o nosso bolo de metro que está voltando com força”, reforçou Selma.

Notícias