QUALIFICAÇÃO
Curso “Nós na Rede” profissionaliza a Rede de Saúde Mental em Imperatriz
Imperatriz dá início ao curso “Nós na Rede”, voltado para profissionais da rede de saúde mental do município e da regional.
Publicado em: 15/08/2025 por FRANCISCA NATHALIE DA COSTA PEREIRA

Imperatriz dá início ao curso “Nós na Rede”, voltado para profissionais da rede de saúde mental do município e da regional. (Foto: Nathalie da Costa)
O município de Imperatriz deu início ao curso “Nós na Rede”, voltado para profissionais da rede de saúde mental do município e da regional. Com duração de cinco meses, a formação é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), integrando as ações de educação permanente para fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), e está contemplando 30 profissionais da área.
O curso, com carga horária total de 120 horas, será realizado de forma híbrida, 90 horas a distância e 30 horas presenciais, e tem como objetivo oferecer qualificação técnica e prática para o atendimento integral às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, bem como às pessoas em sofrimento mental e em conflito com a lei.
Ao longo do período formativo, os participantes terão acesso a conteúdos que incentivam práticas de cuidado em liberdade, integração entre serviços e setores, e atuação humanizada no território. A proposta é direcionada a trabalhadores de nível médio, técnico e superior, abrangendo equipes de CAPS, unidades de acolhimento, eMulti, equipes de avaliação e acompanhamento de medidas terapêuticas, entre outros.
O curso servirá como uma plataforma mútua de conhecimento. O objetivo é capacitar profissionais para oferecer assistência dentro do território, por isso é necessário envolver diferentes setores. O coordenador do Setor de Saúde Mental, Patricio Silva, destaca a importância do curso:
“Em situações de urgência, quando um paciente chega em crise ao hospital, o profissional treinado estará apto a receber, realizar os cuidados necessários e encaminhar o paciente para o serviço que dará continuidade ao tratamento. Essa formação se destaca porque os profissionais realmente se engajaram nos temas abordados. O secretário de Saúde, Flamarion Amaral, fomenta e investe nesse tipo de capacitação porque ela traz retorno direto para o atendimento à população, além de promover melhorias nos serviços. Não se trata apenas de retirar o profissional de sua função por um período, mas sim de investir em sua qualificação, garantindo um atendimento mais humanizado e eficiente.”
A realização do curso representa um investimento direto na melhoria dos serviços prestados à população, fortalecendo a rede e garantindo atendimento mais qualificado e humanizado. A educadora do projeto Nós na Rede, Suely Réus, ressalta que “este é um curso que está sendo ofertado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz Brasília, aos municípios que atuam com a rede de saúde mental, com foco na formação profissional daqueles que trabalham na RAPS, sendo uma forma voltada para o cuidado e apoio daqueles que estão em sofrimento mental”.