EDUCAÇÃO
Cursos de Braille e Ledor/Transcritor qualificam servidores da educação e comunidade
Ao todo, 28 participantes do curso de Braille e 20 do curso de Ledor/Transcritor concluíram a formação
Publicado em: 03/07/2025 por NAYANE CRISTINA RODRIGUES DE BRITO
A Prefeitura de Imperatriz, por meio do SIADI/SEMED, certificou novos profissionais capacitados em Braille e Tecnologias Assistivas (Foto: Assessoria)
Em uma iniciativa que reforça o compromisso com a inclusão e amplia a socialização de pessoas com deficiência visual, a Prefeitura de Imperatriz, por meio do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI), vinculado à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), ofereceu no primeiro semestre de 2025 os cursos “Formação de Ledor/Transcritor: Tecnologias Assistivas Digitais e Aplicadas à Deficiência Visual” e “Alfabetização no Sistema Braille” para profissionais da rede municipal de ensino e demais interessados da comunidade. Ao todo, 20 participantes das turmas de Ledor/Transcritor e 28 das turmas de Braille concluíram a formação e receberam certificação.
Os cursos foram realizados entre fevereiro e junho de 2025, com carga horária de 120 horas. As formações aconteceram na Biblioteca Louis Braille, localizada no prédio do SIADI, com vasta coleção de literatura infantil-juvenil, Direito e materiais didáticos adaptados, e na Escola Municipal Costa e Silva. Ao todo, 48 profissionais concluíram as atividades e receberam certificação, entre eles cinco com deficiência visual.
Durante as aulas, os alunos aprenderam a manusear instrumentos fundamentais para a escrita em Braille, como reglete e punção, responsáveis por criar pontos em relevo no papel. Receberam também treinamento na operação da máquina Perkins, equipamento manual de digitação em Braille, e na técnica de datilografia especializada, que otimiza a transcrição de textos para leitores com deficiência visual.
De acordo com Alex Lopes, cursista com deficiência visual que participou do curso “Alfabetização no Sistema Braille”, as formações foram essenciais para seu desenvolvimento social e para aprimorar sua comunicação. “É um projeto muito interessante, não é a primeira vez que participo e já me ajudou bastante, pois me proporciona mais independência e autonomia na forma de me comunicar e de interagir com outras pessoas”, afirma.
A formadora dos cursos, a professora Ana Cláudia Alves, destacou a relevância das formações e a significativa procura por parte dos servidores da rede municipal de ensino. “Todas as nossas turmas são bastante completas, e tivemos a valiosa integração dos cursistas que, com dedicação, aprofundaram seus conhecimentos sobre o sistema Braille e as práticas de mediação na leitura, transcrição e alfabetização de pessoas cegas e com baixa visão”, ressalta.
Para a docente e participante do curso de Braille, Sebastiana Ferreira, a formação proporcionou uma qualificação importante para a sua profissão. “Foi muito importante participar dessa formação básica, e já estou aguardando os cursos avançados, pois, como profissional da educação, preciso conhecer e saber atender alunos com deficiência visual e outras deficiências. Além disso, o objetivo principal é ampliar meus conhecimentos sobre educação inclusiva, para que eu não me depare com situações difíceis com os estudantes”, pondera.
Em breve, a Prefeitura de Imperatriz vai divulgar o cronograma de pré-inscrição e matrícula para as novas turmas ofertadas pelo Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI).