Defesa Civil

CUIDADO

Defesa Civil alerta que o Rio Tocantins ainda não oferece segurança para banho

População deve evitar uso do rio para lazer até que ele apresente segurança

Publicado em: 24/05/2024 por Regilson Borges

Superintendência de Defesa Civil

Defesa Civil alerta que o Rio Tocantins ainda não oferece segurança para banho

A Prefeitura continuará orientando e monitorando essas áreas até que o Rio esteja seguro para uso (Foto: Divulgação)

Com o fim do período chuvoso em Imperatriz, o volume das águas do Rio Tocantins começa a diminuir, mostrando os bancos de areia. Contudo, Prefeitura alerta as pessoas que frequentam o Rio para lazer, que é fundamental agir com cautela. Segundo a Defesa Civil de Imperatriz, o nível do Rio ainda não está seguro para banho.

Em uma inspeção realizada nesta sexta-feira (24), pela manhã, o órgão constatou que o nível do Rio está em 0,75 m (abaixo do nível normal). Jadiel Gomes Filho, superintendente da Defesa Civil, destaca que a Prefeitura realiza inspeções regulares para avaliar as condições de segurança para os imperatrizenses.

Filho também ressalta a diferença entre os bancos de areia que surgem no lado maranhense em comparação com o lado tocantinense. “É importante que os frequentadores estejam mais atentos ao perigo ainda presente no Rio, pois o cenário das praias do Maranhão difere daquele do Tocantins. Os bancos de areia ainda não surgiram em nossas praias, enquanto no lado tocantinense, as margens do Rio já estão sendo utilizadas como praias”, explica.

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Defesa Civil, continuará orientando e monitorando essas áreas até que o Rio esteja seguro para uso. Além disso, reforça que, de acordo com a legislação federal da Agência Nacional das Águas (ANA), o período oficial da temporada de praias no Rio Tocantins ainda não iniciou.

Defesa Civil