segurança
Defesa Civil reforça trabalho de prevenção em áreas de risco e monitoramento do rio
A medição mais recente, no meio da manhã, indicava o rio com 1,88 m acima do nível normal
Publicado em: 22/11/2024 por João Rodrigues
Com a chegada do período das chuvas, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), intensificou os serviços de prevenção de acidentes em área de risco e monitoramento de regiões propensas a alagamentos. As equipes também monitoram presencialmente o nível do Rio Tocantins.
O superintendente da Defesa Civil, Jadiel Filho, informou que no caso da chuva da tarde/noite dessa quinta-feira (21), não houve acionamento pela população das equipes em qualquer emergência, mas a pasta segue em alerta em trabalhado forte na área as quais está responsável.
Jadiel Filho divulgou que choveu 19,30 milímetros nas últimas 24 horas e o nível do Rio Tocantins está dentro da média, ou seja, 1,46 m (positivo). A previsão da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE), segundo ele, é de vazão defluente de 2.565,57 m³s.
“A Defesa Civil começa um trabalho de alerta no Cais do Porto, nas áreas ribeirinhas, a partir do nível de 6 metros, mas começa a tingir as casas quando a água atingir 7,50 m positivo. Hoje, nesse exato momento, o rio está com o nível de 1,88 m positivo”, explicou o superintendente.
A Defesa Civil realiza o monitoramento do rio de forma presencial todos os dias, no início da manhã, e a partir de então faz o acompanhamento por meio da régua telemétrica digital, onde o sistema atualiza a informação a cada 15 minutos.