Defesa Civil

CHUVAS

Imperatriz sob alerta de chuvas e aumento no volume de água do Rio Tocantins

Os dois alertas valem até às 10h da manhã desta quinta-feira (11)

Publicado em: 10/04/2024 por João Rodrigues

Superintendência de Defesa Civil

Imperatriz sob alerta de chuvas e aumento no volume de água do Rio Tocantins

Defesa Civil mantém monitoramento do nível do Rio Tocantins (Foto: Assessoria)

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), divulgou nesta quarta-feira (10), que o Município de Imperatriz está sob dois “Alerta Amarelo” pelas próximas 24 horas. Um deles é pela incidência de chuva que poderá chegar até 50 milímetros por dia e o outro pelo aumento no nível do Rio Tocantins.

O superintendente municipal de Defesa Civil, Jadiel Filho, explicou que o “Alerta Amarelo” das chuvas informado pela Meteorologia consiste no risco de chover entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar até a  50 milímetros por dia, mas com baixa probabilidade de tempestades.

“Em relação ao alerta amarelo da chuva, a previsão é baixa para rajadas de vento, trovoadas e alagamentos. Isso é apenas uma escala de trabalho”, explicou.

Devido à elevação do nível do Rio Tocantins nas últimas horas, que atingiu 5,25 metros, também foi ligado o alerta amarelo para o risco de enchentes, a primeira categoria de alerta tem uma escala com três níveis de alerta, que são amarelo, laranja e vermelho.

“Quando o rio chega no nível de 5 metros também já é considerado alerta amarelo para o rio, lembrando que o monitoramento do rio é um e o de chuvas é outro. Ambos são caracterizados por cores, então do rio está alerta amarelo porque o nível atingiu 5,25 metros, com 6,30 metros é  alerta laranja e a partir disso já é alerta vermelho por que é perigo, mas não tem nenhum risco de inundação”, detalhou.

A vazão das últimas horas da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE), foi baixa e só ocorreu devido às chuvas nas cabeceiras.

Defesa Civil