Defesa Civil

Publicado em: 05/06/2024 por João Rodrigues

Superintendência de Defesa Civil

Nível do Rio Tocantins aumenta e água volta a cobrir área da Praia do Cacau

Monitoramento é realizado diariamente por agentes do órgão municipal (Foto: Assessoria)

O nível do Rio Tocantins em Imperatriz subiu quase um metro e meio nas últimas 24h. Com isso, a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (SUMPDEC), reforça o alerta aos banhistas adotarem cautela para evitar incidentes nesta época do ano.

Levantamento feito pela Defesa Civil apontou que nessa terça-feira (4), o Rio Tocantins atingiu a marca de -1,61 metro (negativo), diferentemente do resultado da medição realizada na manhã desta quarta-feira (5), que apontou a elevação do nível em -0,05 (negativo), o que significa uma oscilação de quase um metro e meio de diferença em um período de 24h.

O superintendente da Defesa Civil, Jadiel Gomes dos Santos Filho, justificou o alerta ao fato de o rio, ainda não apresentar condições adequadas para atividades de lazer da população em suas margens.

Segundo ele, a temporada de praias no Rio Tocantins, para os Estados do Maranhão e Tocantins, ocorre em acordo com a Resolução nº 70/ANA, de 19 de abril de 2021, que estabelece o período em que acontece redução das vazões da Hidrelétrica de Estreito (UHE), chamado período de operação especial, que ocorre entre o dia 1º de julho até o segundo domingo de setembro.

“Então, a Defesa Civil orienta que a população não busque atividades de lazer como o banho no rio antes do período oficial da temporada de praia para nossa Região”, reforçou o superintendente.

Jadiel Filho ressaltou que a Defesa Civil continua com o monitoramento diário do nível do rio e acompanha o surgimento dos bancos de areia, conhecidos popularmente como praias, ao longo do trecho do rio no Município de Imperatriz. Nos levantamentos das últimas 24h foi possível avistar discreto surgimento de banco de areia na área da praia do Cacau e da praia do Meio.  Com a elevação do nível da água, os bancos de areia foram vistos num dia e no outro já haviam desaparecido.

Defesa Civil