Defesa Civil

DIÁLOGO

Prefeitura reúne empreendedores e discute situação do Rio Tocantins

Próxima reunião será dia 16 de julho, de forma virtual e com representantes da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA)

Publicado em: 26/06/2024 por João Rodrigues

Superintendência de Defesa Civil

Prefeitura reúne empreendedores e discute situação do Rio Tocantins

Reunião com empreendedores e órgãos do Municipio trata sobre o Rio Tocantins. (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz reuniu-se com a Associação de Empreendedores da Praia do Cacau para ouvir as demandas da categoria nesta época do ano. Na ocasião foram tratados sobre a situação atual do nível do Rio Tocantins que é de constante instabilidade.

Da reunião organizada pela Secretaria de Governo e Projetos Estratégicos(Segov), na última terça-feira (25), no gabinete da Prefeitura, participaram a Associação dos Empreendedores da Praia do Cacau e representantes das Secretarias de Meio Ambiente(SEMARH), Infraestrutura (Sinfra), Fundação Cultural (FCI) e Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC), Câmara Municipal de Imperatriz(CMI) e Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste do Maranhão (Agemsul).

O secretário de Governo e Projetos Estratégicos, Eduardo Albuquerque, explicou que a primeira reunião para tratar sobre as atividades de lazer no rio foi proveitosa, mas ainda sem nenhuma definição sobre o veraneio.

“A Prefeitura ouviu as demandas dos empreendedores e de um vereador e aguarda ainda informações da Agência Nacional das Águas, tem uma reunião prevista para o dia 16 de julho, onde nos serão repassadas as informações técnicas pela ANA e informações técnicas da Hidrelétrica de Estreito para que a gente possa falar sobre o projeto de veraneio de 2024”, ressaltou o titular da Segov, Eduardo Albuquerque.

Eduardo fez questão de lembrar que uma das preocupações diz respeito a instabilidade que vem sendo observada no Rio Tocantins em Imperatriz nos últimos três anos.

“Sem estabilidade não há segurança para o banhista e ao empreendedor. Temos o exemplo de outros anos em que a Prefeitura montou toda a estrutura e em menos de trinta dias teve que retirar tudo”, complementou.

O superintendente municipal da Defesa Civil, Jadiel Filho, observou que a Resolução 70, de 19 de abril de 2021 da Agência Nacional de Águas, estabelece que todos os anos, no período do dia 1º de julho ao último domingo de setembro, acontece uma operação especial no reservatório da UHE, mas isso não significa que este será o período de veraneio.

“Isso é o decreto da ANA, não é necessariamente o período de veraneio da Região de Imperatriz. O decreto informa só que eles vão reduzir as vazões e se aparecer os bancos de areia, aí sim é que será caracterizado o período de veraneio em Imperatriz, por isso é que temos que aguardar”, detalhou Jadiel Filho.

O superintendente também disse que atualmente o rio está oscilando muito no nível de suas águas, razão pela qual o órgão municipal não aconselha a população a procurar as áreas de banho neste período, antes de 1º de julho.

Oscilação

No encontro, Jadiel apresentou um relatório de trabalho que mostra as oscilações constantes do rio, como aconteceu no dia 24 de junho, quando o rio subiu 1 metros e 65 centímetros em menos de 24 horas, e nesta quarta-feira recuou 43 centímetros.

Defesa Civil