Notícias

REINAUGURAÇÃO

EMEI José Ribamar Garros é reinaugurada após ampla reforma

Unidade volta a atender 353 crianças com estrutura moderna, segura e adaptada à educação infantil

Publicado em: 27/01/2026 por Nayane Brito

Secretaria de Educação

EMEI José Ribamar Garros é reinaugurada após ampla reforma

Reinaugurada após ampla reforma, a EMEI José Ribamar Garros devolve à comunidade um espaço essencial para a educação infantil. (Foto: Assessoria)

Após cinco anos sem uso, o prédio da Escola Municipal de Educação Infantil José Ribamar Garros foi totalmente reformado e reinaugurado nesta segunda-feira, 26 de janeiro de 2026, pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o que devolve à comunidade um espaço essencial para a educação infantil. A unidade passa a atender 353 crianças em um ambiente moderno, seguro e acessível, com 1.323,58 m² de área construída, oito salas de aula em tempo integral, espaços climatizados e adaptados à primeira infância, além de biblioteca padrão da Rede Municipal de Ensino.

A unidade escolar voltou a ser utilizada após o trabalho de drenagem que solucionou os constantes alagamentos responsáveis pelo período em que o prédio permaneceu fora de uso. Segundo a engenheira do Departamento de Engenharia da SEMED, Ana Clara Maia, o problema ocorria porque a escola foi construída no mesmo nível de um riacho localizado nos fundos da unidade, que se encontrava obstruído por lixo, vegetação e assoreamento, fazendo com que a água retornasse para o interior da escola durante o período chuvoso. Para resolver a situação, foram realizadas a desobstrução e a ampliação do leito do riacho, além do aprofundamento do canal e da ampliação da drenagem da via, com a instalação de tubulação de maior capacidade.

Na terceira escola entregue ao longo da semana passada e do início desta, o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, destacou que a unidade escolar reformada simboliza a retomada da dignidade em locais que antes viviam em situação de abandono. “Aqui vivemos momentos de grande dificuldade, mas mostramos que onde houve caos hoje existe esperança, fé, trabalho e compromisso com a sociedade. Não vamos parar por aqui: vamos retomar projetos que ficaram pela metade, ampliar escolas, realizar a cobertura de ginásios e cuidar de todas as unidades de ensino de Imperatriz. Nosso compromisso é com o diálogo, com a responsabilidade e, acima de tudo, com o futuro das nossas crianças”, garantiu.

Durante a cerimônia de reinauguração, a secretária municipal de Educação, Genilza Sipião, ressaltou que a entrega da EMEI José Ribamar Garros, já na segunda semana letiva, representa mais do que a recuperação de um prédio público: simboliza a devolução da dignidade à comunidade. “Hoje, o prefeito não está entregando apenas uma escola, mas devolvendo justiça social, dignidade na educação e melhores condições de vida para essa comunidade”, afirmou. A secretária também ressaltou a atuação integrada de outras secretarias municipais, especialmente nas intervenções estruturais, que solucionou antigos problemas da área, com o apoio do secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Vilmar Dantas Nóbrega.

A entrega da unidade escolar contou com uma programação cultural que incluiu a leitura do livro “Brinca, Criança!”, de Penélope Martins, e a apresentação de uma coreografia da canção “A vida é tão boa”, com valorização da infância, da imaginação, da alegria de aprender e incentivo à leitura.

A gestora da EMEI José Ribamar Garros, Nadja Elias Avelino, agradeceu à administração municipal pelo apoio à educação. “Agradeço ao prefeito Rildo Amaral pelo olhar estratégico, prioritário e humano sobre a educação, tratando-a não como gasto, mas como o principal investimento no desenvolvimento das nossas crianças, e à secretária Genilza Sipião pelo compromisso e dedicação à educação pública”, pontuou.

A mãe da criança Analis Santos, do 2º período, a artesã Send Francisca Santos de Vasconcelos, ressaltou a importância da nova estrutura para o desenvolvimento das crianças e afirmou que a comunidade deposita grandes expectativas na melhoria das condições de ensino e aprendizagem. “Antes, sofríamos muito com os alagamentos quando chovia. A expectativa da comunidade é que esse problema tenha sido resolvido. A estrutura é excelente: tem biblioteca, berçário, salas de apoio e tudo dentro dos padrões, o que faz toda a diferença no desenvolvimento das crianças. Um ambiente assim contribui diretamente para o aprendizado”, afirmou.

A entrega da unidade representa não apenas a requalificação de um prédio escolar, mas também o avanço das políticas educacionais e sociais do município, o que garante às crianças um ambiente adequado ao aprendizado, ao desenvolvimento integral e à construção de um futuro com mais oportunidades.

Notícias