Prefeito Assis Ramos destaca desafios e perspectivas para infraestrutura urbana

Publicado em: 21/05/2024 por Elton Sales

Prefeito Assis Ramos destaca desafios e perspectivas para infraestrutura urbana

Em entrevista, Assis deixou uma orientação aos pré-candidatos a prefeito, enfatizando a importância de priorizar o saneamento básico como uma questão fundamental (Foto: Arquivo)

Em uma entrevista exclusiva concedida ao radialista Mano Santana nesta segunda-feira (20) na Rádio Mirante FM, o prefeito de Imperatriz Assis Ramos (União Brasil) abordou questões cruciais relacionadas à infraestrutura da cidade. Em um tom firme, Ramos buscou esclarecer pontos importantes e apontou para soluções viáveis diante de uma realidade complexa.

Assis começou ressaltando que, embora a infraestrutura seja atualmente um dos problemas mais urgentes da cidade, não é justo atribuir toda a responsabilidade ao prefeito. Ele enfatizou que essa questão transcende os limites de um ou dois mandatos, ou de uma gestão específica, sendo necessário compreender o contexto mais amplo e as complexidades envolvidas.

“Infraestrutura é o maior problema que enfrentamos em nossa cidade atualmente”, destacou o prefeito. “Preciso deixar claro que não é justo atribuir toda a responsabilidade pela infraestrutura ao prefeito. Se você acha que estou apenas justificando as ações do prefeito, respeito sua opinião, mas é importante entender que é injusto colocar toda a culpa nele. Foi injusto com Madeira, foi injusto com Ildon e está sendo injusto comigo”.

Um dos pontos cruciais destacados por Ramos é a necessidade urgente de investimentos em saneamento básico. Nesse sentido, o prefeito lamentou a falta de parceria efetiva com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), apontando para a necessidade de uma cooperação mais estreita para superar os desafios.

“Não se consegue construir uma infraestrutura de qualidade, onde não há saneamento básico. O grande problema aqui é a falta de saneamento básico. Se a Caema trabalhasse conosco, teríamos uma cidade muito melhor”, frisou Ramos.

O prefeito também fez uma comparação com outras cidades da região, como Araguaína, destacando que estas têm conseguido avanços significativos devido a investimentos robustos, tanto públicos quanto privados, na infraestrutura urbana. Ele apontou para a necessidade de atrair investimentos privados para a área de saneamento básico, vislumbrando isso como uma solução viável para os problemas enfrentados.

“Por que Araguaína tem uma infraestrutura melhor que a nossa? É porque lá sabem trabalhar e aqui não sabemos? Não, é porque lá houve um investimento da iniciativa privada de cerca de 700 milhões”, explicou.

Ramos também destacou suas iniciativas para buscar soluções para o problema do saneamento básico em Imperatriz, incluindo esforços para romper contratos com a Caema e buscar alternativas viáveis para garantir a qualidade dos serviços prestados à população. Ele lamentou a resistência encontrada por parte do governo estadual nesse processo.

“Tenho todo respeito pelo governador e vejo o desejo dele de ajudar Imperatriz, mas ele falha nesse ponto”, afirma Assis. “Tomei medidas, inclusive no Superior Tribunal de Justiça (STJ), para quebrar o contrato com a Caema, mas o governador e seus procuradores sempre recorrem, defendendo os interesses da companhia. Por isso não conseguimos concluir a licitação do saneamento básico”, lamentou o prefeito.

Ramos ressaltou que suas críticas não se dirigem aos funcionários da Caema, mas sim à gestão e às políticas da empresa, que, segundo ele, não têm sido eficazes na resolução dos problemas enfrentados pela cidade. Ele destacou a falta de investimento e de equipamentos adequados para realizar intervenções necessárias nas ruas da cidade. “Todos conhecem os problemas, como, por exemplo, fazer buracos e deixar lá abertos nas ruas que havíamos acabado de recapear, como aconteceu na Paraíba e na Ceará”, criticou o prefeito.

Por fim, Ramos deixou uma orientação aos pré-candidatos a prefeito, enfatizando a importância de priorizar o saneamento básico como uma questão fundamental para o desenvolvimento de uma infraestrutura de qualidade para a cidade. Ele alertou que qualquer gestor que negligencie essa questão estará fadado a enfrentar os mesmos desafios que ele e seus antecessores.

“Estamos no período pré-eleitoral, e digo aos pré-candidatos a prefeito, que o saneamento básico é fundamental. Qualquer prefeito que não priorizar o saneamento básico enfrentará os mesmos problemas que Madeira, Ildon e Jomar enfrentaram, porque não há parceria com a Caema e dificilmente haverá, pois é uma empresa falida", concluiu.