INCLUSÃO

Prefeitura entrega quimonos novos para alunos do Jiu-Jitsu nas Escolas

Evento aconteceu na noite de quinta-feira (19), na quadra de tênis do Complexo Esportivo Barjonas Lobão

Publicado em: 20/05/2022 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Prefeitura entrega quimonos novos para alunos do Jiu-Jitsu nas Escolas

A criação de outros polos do projeto foi anunciado pelo prefeito Assis Ramos. (Foto: Edmara Silva)

Em Imperatriz, o esporte ganha cada vez mais destaque e incentivo da gestão municipal. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel), realizou a entrega de quimonos, vestimentas adequadas para a prática do jiu-jitsu e de outras artes marciais, para alunos do projeto Jiu-Jitsu nas Escolas.

O evento aconteceu na noite de quinta-feira (19), na quadra de tênis do Complexo Esportivo Barjonas Lobão, e contemplou os 50 novos alunos. O projeto foi retomado depois de dois anos sem atividades, por conta da pandemia da Covid-19.

A entrega foi feita pelo prefeito Assis Ramos, que anunciou a criação de novos núcleos do projeto Jiu-Jitsu nas Escolas para contemplar toda a cidade. De acordo com os professores de lutas, os quimonos novos garantem uma maior eficiência nos treinos, uma vez que as competições oficiais são disputadas com essa vestimenta. Assim, os próprios alunos podem se sentir ainda mais preparados e incentivados a melhorar o desempenho.

Alunos do projeto usando novos uniformes (Foto: Edmara Silva)

O prefeito Assis Ramos destacou que esse projeto tem uma parte dele, não só pela obrigação da função de prefeito, mas por gostar muito do esporte. “Esse projeto foi idealizado durante a campanha do meu primeiro mandato, tendo em vista que bem antes, eu já praticava o jiu-jitsu. Eu já dizia ao professor Denis, que se fosse eleito, como acabou acontecendo, colocaria o jiu-jitsu nas escolas, como aconteceu e agradeço muito a Deus por isso”.

Explicando sobre o esporte, Assis Ramos complementou: "o Jiu-jitsu quer dizer arte suave, e se trata de arte marcial. Diferente do que muitos pensam, não é uma forma de violência. Se alguém usa dessa forma, está equivocado, porque o jiu-jitsu é uma forma de disciplina, respeito, saúde, e, isso foi o que aprendi. Quando comecei a treinar o jiu-jitsu, foi uma forma de me defender por conta da minha condição de delegado de polícia”, enfatizou.

Projeto que promove inclusão social atende meninos e meninas (Foto: Edmara Silva)

O projeto é viabilizado pela Prefeitura, e coordenado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel), reforçando os bons valores atrelados ao esporte, assim como incentivar os alunos da rede municipal de ensino a se tornarem grandes atletas, como é o caso do Luan Patrick, que conquistou medalha de bronze no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, ocorrido em novembro do ano passado, em Dubai, nos Emirados Árabes.

A coordenação do projeto Jiu-Jitsu nas Escolas é do professor Denis Venceslau. Ele falou sobre a satisfação de estar retornando com as atividades depois de dois anos. "Para nós é uma satisfação estar de volta com esse maravilhoso projeto, que há seis anos estamos a frente, e agradeço a confiança depositada a minha pessoa e dos meus companheiros, Romilson e Senegal, pelo prefeito Assis Ramos”.

Prática esportiva nas escolas gera oportunidades. (Foto: Edmara Silva)

O secretário de Esporte, Luis Gonzaga Pereira de Sousa, enfatizou a gratidão pela retomada das atividades do projeto, destacando a priorização da prática esportiva pela gestão. “A administração municipal prioriza a prática esportiva, seja nas escolas ou fora delas, já que é uma oportunidade para os pequenos conhecerem um novo caminho e, além disso, ficam inseridos em um ambiente de disciplina que as artes marciais, por exemplo, proporcionam”.