GRADUAÇÃO
Projeto de Jiu-Jitsu reúne atletas em cerimônia de troca de faixa
Dos 20 alunos do projeto que participaram do evento, que também teve o tradicional aulão, apenas cinco trocaram de faixas
Publicado em: 13/08/2024 por Dema de Oliveira
Os alunos participantes do projeto “Jiu-Jitsu nas Escolas”, se reuniram no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, para a cerimônia de troca de faixas sob o comando do professor Romilson Pereira e seus auxiliares. Dos 20 alunos do projeto que participaram do evento, que também teve o tradicional aulão, apenas cinco trocaram de faixas.
O projeto, idealizado pelo prefeito Assis Ramos, tem apoio da Prefeitura Municipal de Imperatriz e foi criado com o propósito de inclusão social de jovens e adolescentes, masculino e feminino, das escolas da rede municipal de ensino.
Quando se fala desse tema, trata-se de reconhecer a evolução individual de cada aluno-atleta, seja pela troca de faixa ou pelo simples recebimento de um, ou mais graus. É um momento bastante especial e esperado por boa parte dos praticantes, assim como dos professores. Por esse motivo é que o ‘Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas’, custeado pela Prefeitura de Imperatriz, sob a coordenação da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel), realizou mais essa graduação de alunos-atletas, além do aulão.
Cerca de 20 alunos-atletas, dos três núcleos do Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas (Complexo Esportivo Barjonas Lobão, Recanto Universitário e Planalto), participaram da cerimônia e do aulão, graduação, que é, na verdade, mudanças de faixas.
O professor Romilson Pereira, que coordena o núcleo do projeto Jiu-Jitsu nas Escolas, no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, destacou que o aulão serviu para além dos alunos atletas testarem o que já aprenderam até agora, como também para se confraternizarem. “A principal finalidade dessa ação aqui, além da troca de faixas, é recreação. Logo depois da troca de faixas e o aulão, foi servido um lanche para todos”.
Faixas do Jiu-Jitsu
Branca (com permanência mínima de 01 ano), Amarela (para atletas até 15 anos), Laranja (para atletas até 15 anos), Verde (para atletas até 15 anos), Azul (Permanência média de 1 ano e meio, a 2 anos), Roxa (Permanência média 2 anos), Marrom (Permanência média, 1 ano e meio), Preta.
O Jiu-Jitsu nas Escolas completará a sua 6ª temporada nesse ano, e tem como finalidade promover a transformação social, desenvolvimento humano e esportivo, além de melhorar a qualidade de vida dos alunos da rede municipal de ensino.
A iniciativa é patrocinada pela Prefeitura de Imperatriz, coordenado pela Sedel. Atualmente o Projeto funciona em três núcleos, Complexo Esportivo Barjonas Lobão, Complexo Esportivo da Praça da Juventude Raimundo Amâncio de Oliveira (Recanto Universitário) e Planalto, que funciona no Ginásio de Esportes, Arthur Sorriso.
“O prefeito Assis Ramos entende que o esporte é uma ferramenta importante e que auxilia no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, na melhoria da qualidade de vida e assim pode estimular o exercício da responsabilidade social”, destacou Luiz Gonzaga Pereira Sousa, titular da Sedel.