EDUCAÇÃO
Gestores escolares da rede municipal são empossados em cerimônia solene
A posse de 124 gestores conclui o processo democrático conduzido pelo Conselho Municipal de Educação (CME)
Publicado em: 23/04/2025 por Matheus Cardoso Lima

O evento de posse dos gestores escolares contou com a presença de autoridades e de profissionais da educação. (Foto: ANA CELMA ARRUDA MARTINS)
Em cerimônia solene realizada nesta terça-feira, 22 de abril, a rede municipal de ensino de Imperatriz oficializou a posse de 106 gestores escolares eleitos e 18 nomeados. O evento, que reuniu autoridades locais e representantes da comunidade educativa, marcou o encerramento de um processo eleitoral democrático e transparente, conduzido pelo Conselho Municipal de Educação (CME), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Durante a cerimônia, houve a entrega simbólica de certificados aos gestores eleitos por um representante dos diferentes segmentos da rede, como creches, escolas municipais de educação infantil (EMEI), anos iniciais, anos finais e escolas da zona rural.
O processo foi regulamentado pelo edital nº 002/2025, que definiu todas as etapas, desde a convocação, o registro de candidaturas para as eleições gerais, até a nomeação e posse dos gestores escolares de escolas e creches municipais. Entre os mecanismos adotados para garantir a lisura da eleição, destacam-se a nomeação de comissões eleitorais pelo CME e por cada unidade escolar participante, o cadastro prévio dos eleitores e a apuração dos votos, realizada ao vivo, no mesmo local da votação. A eleição ocorreu por voto direto e secreto, sendo realizada no dia 1º de abril nas escolas da zona rural e no dia 2 de abril nas unidades da zona urbana. A votação contou com a participação da comunidade escolar, que incluía professores, servidores, pais, responsáveis e alunos com 15 anos ou mais.
Para se candidatar, os interessados precisaram atender a uma série de requisitos, entre eles: formação superior em Pedagogia ou licenciatura na área da educação, pós-graduação em Gestão Escolar, experiência mínima de quatro anos no magistério e vínculo com a escola onde pretendiam atuar. Além da documentação exigida, os candidatos também apresentaram um texto dissertativo sobre o tema “Gestão Democrática Educacional”.
O Conselho Municipal de Educação (CME) foi o órgão legalmente responsável pela condução do processo eleitoral. A Semed ofereceu apoio logístico em todas as fases, com transporte, pessoal e estrutura para a realização do pleito. Para a presidente da Comissão Eleitoral do CME, Raimunda de Sá, “o processo eleitoral representou um exercício de democracia, ao permitir que todos os professores que atendiam aos critérios pudessem se candidatar ao cargo de gestor. A participação ativa da comunidade fortaleceu a gestão democrática dentro das escolas”.
Participação ativa e cidadania nas escolas
Ao representar os gestores escolares recém-empossados na cerimônia, o professor Magno Ribeiro Silva, da Escola Municipal Madalena de Canossa, destacou o compromisso com a transparência, a escuta ativa e a gestão participativa como pilares para o novo ciclo de trabalho nas unidades escolares. “É essencial que todos os entes da escola se sintam parte das decisões, não apenas na teoria, mas na prática”, afirmou. Ao abordar a promoção de uma gestão democrática, ressaltou: “O conselho escolar é fundamental nesse processo. Não é só uma pessoa que decide como gerir os recursos, mas um conjunto de pessoas.”
Ribeiro também defendeu o fortalecimento das instâncias democráticas, como os grêmios estudantis e o conselho escolar, além de práticas pedagógicas que estimulem o pensamento crítico e a cidadania dos alunos. Para ele, o gestor deve participar ativamente de todo o processo pedagógico. “É essencial que o gestor acompanhe o planejamento, participe das reuniões pedagógicas e esteja presente nas salas de aula. O papel não é apenas cobrar, mas apoiar os professores e garantir a aplicação eficiente dos recursos, ouvindo a comunidade”, pontuou.
Magno deixou uma mensagem de agradecimento e incentivo à comunidade escolar. “Estamos a iniciar um novo ciclo com o coração cheio de emoção e compromisso. Acreditamos que faremos a diferença na vida dos nossos alunos, que são os verdadeiros protagonistas. Agradecemos a todos os profissionais da educação pelo empenho diário e também à gestão municipal, pela garantia de um processo democrático limpo e participativo.”
Ao longo do ano, a Semed oferecerá cursos de formação continuada, presenciais e a distância, para apoiar o trabalho dos gestores empossados.